content

Produtividade: 5 dicas para um home office mais saudável

A produtividade sempre esteve entre as principais pautas da gestão de negócios. O tema ganhou ainda mais destaque no começo de 2020, com a pandemia da Covid-19.

 

Um ano depois e com dezenas de horas trabalhadas em regime de home office, a pauta segue sendo discutida e avaliada por diversos setores. 

 

Uma pesquisa realizada recentemente no Reino Unido mostrou que cerca de 71% das empresas não notaram a redução da produtividade ao longo desse último ano. O levantamento ainda apontou que 65% dessas organizações estão desenvolvendo novos modelos e formatos de trabalho para o pós-pandemia.

 

Esses dados refletem um novo momento para o mercado de trabalho, com jornadas mais flexíveis, ambientes saudáveis e lideranças preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores.

 

Levando em conta esse novo cenário, selecionamos algumas dicas para tornar a sua rotina de trabalho remoto cada vez mais saudável e produtiva. Continue a leitura. 

 

Para começar…

 

Estabeleça limites (para os outros e para si mesmo)

Esse talvez seja um dos principais desafios do home office. Estabelecer limites com as pessoas que fazem parte da sua rotina é fundamental para a sua produtividade. É importante deixar claro para todos em quais momentos você está ou não está acessível. 

 

E essa regra vale para você também. É preciso respeitar os seus próprios limites e reservar um tempo para você e para o seu descanso. 

 

Defina o seu espaço de trabalho

Estabelecer um local para o seu dia a dia de trabalho é muito importante. Além de ajudar na organização da sua rotina e na execução de tarefas, essa atitude ajuda a especificar o que é trabalho e o que é lazer. 

 

Crie uma rotina

Crie hábitos no seu home office. Estabelecer uma rotina que envolve acordar, tomar o café da manhã, checar seus e-mails e realizar reuniões é uma forma de tornar o seu dia mais organizado e criar hábitos saudáveis. 

 

Aprenda a dizer não

Aprender a dizer não é um ato de autocuidado. É preciso respeitar os seus próprios limites, principalmente no home office. Aprender a delegar, dividir tarefas e negociar prazos é fundamental para manter uma rotina de trabalho saudável e produtiva. 

 

Não esqueça de bater o ponto

O relógio está marcando o fim do expediente? Então vá para a casa (mesmo que você continue dentro dela). É claro que existem imprevistos e às vezes é necessário passar um pouquinho do horário de trabalho, mas isso não pode se tornar parte da sua rotina. 

 

Respeitar o seu horário de trabalho e seu horário de descanso é vital para manter-se produtivo. Desligue o seu computador, coloque o celular no silencioso e aproveite para relaxar. 

 

BÔNUS: Você não está correndo uma maratona, então vá com calma

Isso não é uma corrida para ver quem chega primeiro ao pódio da produtividade então vá com calma. Respeite o seu fluxo e a sua forma de trabalhar. 

 

Todos temos habilidades essenciais e nossas próprias particularidades. Aprenda a trabalhar com o seu poder pessoal. 

 

Mergulhe em novas experiência

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. 

 

Conheça nosso portfólio de cursos de MBA e Pós-graduação

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários