content

Saúde mental: saiba como promovê-la no ambiente de trabalho

Cansaço excessivo, insônia, falta de energia e sentimento de desesperança são alguns dos sintomas que podem caracterizar a síndrome de Burnout.  

 

Essa condição foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022 e já afetou 30% da população brasileira no último ano. É o que revelou um estudo realizado pela International Stress Management Association (ISMA). O levantamento mostrou que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados da síndrome. 

 

O burnout não é apenas um estresse temporário ou cansaço, mas uma forma grave de exaustão emocional que ocorre devido à sobrecarga crônica de trabalho. Um dos principais sintomas incluem o esgotamento físico e mental.  

 

É essencial saber reconhecer esses sinais para buscar ajuda, pois se esses sintomas não forem tratados, podem levar a uma série de problemas de saúde corporal e psíquica, como por exemplo, depressão e ansiedade.  

 

De acordo com a OMS, o conceito de saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social. Portanto, dar atenção para a sua saúde mental também é importante para ter uma vida mais saudável.  Continue a leitura do artigo e saiba como você pode cuidar da sua mente.  

 

Afinal, como cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho? 

O debate sobre saúde mental no ambiente corporativo é um dos temas que vem ganhando cada vez mais atenção. Um dado do Relatório Mundial de Saúde Mental, publicado em 2022, mostra que 15% dos trabalhadores adultos foram diagnosticados com algum tipo de transtorno mental no ano anterior.  Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para cuidar da sua saúde mental no ambiente de trabalho: 

 

Estabeleça limites: 

Aprenda a dizer não a tarefas excessivas e estabeleça limites saudáveis no trabalho. Isso ajuda a evitar a sobrecarga.  

 

Cuide da sua saúde física: 

A saúde mental e a saúde física estão interligadas. Pratique exercícios regularmente, mantenha uma dieta equilibrada e durma o suficiente. Isso poderá fortalecer sua resiliência emocional.  

 

Faça pequenas pausas: 

É importante reservar um tempo para realizar intervalos durante o dia. Levante-se, respire profundamente ou faça caminhadas curtas. Isso pode melhorar sua concentração e diminuir o estresse.  

 

Estimule atividades relaxantes: 

Encontre maneiras eficazes de lidar com o estresse, como meditação, yoga, exercícios físicos ou hobbies que o relaxem.  

 

Busque ajuda profissional: 

Se você suspeita que está passando por um burnout, procure a orientação de um psicólogo. Terapia e aconselhamento podem ser extremamente eficazes para superar essa condição. 

  

Leia também Burnout e Boreout: entenda a diferença e saiba lidar com essas síndromes. 

 

Onde buscar ajuda? 

O tema ganha ainda mais força durante o mês de setembro, quando é realizada a campanha do Setembro Amarelo, que marca a época sobre conscientização a prevenção do suicídio. Este ano o tema da campanha é intitulado como “Setembro Amarelo 2023: se precisar, peça ajuda!”.  

 

Lembre-se que cuidar de você é uma jornada contínua, e está tudo bem pedir ajuda quando necessário. Além disso, a síndrome de burnout não é sinal de fraqueza, mas sim um alerta para a necessidade de cuidar da sua saúde mental.  

 

Ao reconhecer esses sinais, buscar ajuda e adotar medidas de prevenção, faz com que você possa recuperar seu bem-estar e evitar graves consequências causadas por essa condição. Seja gentil consigo mesmo.

 

Se precisar, peça ajuda. Disque 188 (Centro de Valorização da Vida). 

 

 

Comentários