content

Síndrome da Caverna: entenda essa condição causada pela pandemia

A covid-19 causou diversos impactos no mundo, principalmente na forma que nos relacionamos, afetando até a nossa saúde mental. Dessa maneira, mesmo com a maioria da população global vacinada contra o vírus, muitas pessoas ainda se sentem desconfortáveis para voltar à rotina pré-pandemia.

 

No entanto, esta condição tem preocupado diversos especialistas. Esse medo ou desconforto tem um nome: síndrome da caverna. Que são sintomas emocionais que causam ansiedade em retomar atividades ou pânico de interagir socialmente.

Quer entender mais sobre essa condição? Continue a leitura do artigo.

 

Síndrome da caverna: o que é?

 

Também conhecida como “síndrome da cabana”, é um fenômeno em que as pessoas acabam sentindo dificuldade de voltar a socializar após longos períodos de isolamento.

 

O termo foi citado pela primeira vez na literatura em 1900, nos Estados Unidos, em que se referiam aos caçadores da época que ficavam longos períodos isolados em cabanas no norte do país.

 

Além disso, este estado não chega a ser considerado, de fato, uma doença. Mas seus resultados acabam causando danos para a saúde mental de quem possui a condição.

 

Dessa forma, um estudo realizado pela American Psychological Association, mostrou que 49% dos entrevistados demonstram algum desconforto à ideia de retomar suas atividades quando a pandemia terminar. Já 48% das pessoas que foram vacinadas contra a covid-19, apresentaram o mesmo sentimento.

 

Sintomas mais comuns:

 

Depressão, ansiedade, falta de motivação e medo podem surgir com a obrigação de sair de casa. Confira os principais sintomas que estão relacionados à síndrome:

 

  • Irritabilidade;

  • Falta de ar;

  • Ganho ou perda de apetite;

  • Sentimento de angústia;

  • Tontura;

  • Dificuldade de concentração.

 

Dessa forma, fique atento se você sente algum desses sinais, pois pode indicar outros problemas relacionados à sua saúde mental. Por isso, sempre que sentir a necessidade, procure um especialista da área da saúde.

 

Esteja apto para a nova realidade do mundo

 

Em tempos de eventos como a pandemia, muitas pessoas podem necessitar de acompanhamento a fim de superar seus sentimentos e quadros negativos, como por exemplo, ansiedade e medos. Conheça os cursos de pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): metodologia e prática clínica e Psicopatologia e saúde mental da UNESC Digital.

 

Esteja preparado para fazer diagnósticos adequados para as necessidades de diferentes pacientes e grupos. Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva, com duração de 6 meses e sem TCC.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

Comentários