content

Inovação e sustentabilidade: greentechs usam a tecnologia a favor do meio ambiente

Estamos vivendo em um cenário cada vez mais preocupante envolvendo o meio ambiente, são centenas de notícias alertando sobre as mudanças climáticas no mundo, regiões sofrendo com o desmatamento, escassez dos recursos naturais e entre outras advertências.

 

Dessa forma, organizações estão cada vez mais preocupadas em adotar uma postura mais sustentável. É notável que hoje, muitos investidores e consumidores, estão apreensivos com o futuro do planeta.

 

Por isso, um tipo de negócio tem crescido bastante e chamado atenção do mercado: as greentechs. Também conhecidas como startups verdes, são empresas que usam a tecnologia para trazer soluções voltadas para a sustentabilidade.

 

Nesse sentido, esse empreendimento pode ser usado para minimizar os impactos negativos causados no meio ambiente, além de trazer lucros para o negócio. É o que mostra um estudo realizado pela consultoria Allied Market Research, que avalia que este mercado deve atingir US$ 44,61 bilhões até 2026.

 

Diversas oportunidades

Uma das grandes vantagens das greentechs, é que as empresas não precisam se limitar apenas a um segmento exclusivo, elas podem estar presentes em diversos campos, como por exemplo, contribuir para gerar eletricidade mais barata, auxiliar no transporte urbano, entre outros.

 

Dessa forma, um levantamento realizado pela Global Energy Perspective em 2019, aponta que as energias renováveis podem produzir mais da metade da eletricidade mundial até 2035. Nesse sentido, atentas ao movimento, muitas startups verdes já estão planejando alternativas de geração de energia mais baratas, como por exemplo, desenvolvendo modelos de captação da força eólica.

 

Além disso, os automóveis elétricos são a grande aposta no combate às mudanças climáticas. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), existem cerca de 80 mil veículos do modelo em circulação no Brasil.

 

Greentechs em destaque no Brasil

 

Wash Me:

Focada em limpeza e estética automotiva, a empresa usa lavagem ecológica e produtos biodegradáveis desde o início da sua operação. Segundo foi divulgado pela Exame, em 2021 a startup economizou 21 milhões de litros de água.

 

 

Group Energia:

Negócio especializado em energia renovável por assinatura, o serviço é capaz de diminuir os custos de uma conta de luz em até 23% por meio da energia solar.

 

 

T&D Sustentável:

Uma das principais soluções da startup é o Sistema de Economia de Água (SEA), que monitora vazamentos em tempo real, por meio de inteligência artificial.

 

 

Especialize-se em um tema chave para o futuro: a sustentabilidade.

 

Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital. Desenvolva habilidades como marketing verde, indicadores de sustentabilidade e educação socioambiental.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários