content

Tecnologia é criada para prever riscos de agressões à Amazônia

No próximo dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia. Essa data serve para refletirmos sobre o futuro da maior floresta tropical, considerada por muitos o "pulmão" do mundo. A Floresta Amazônica é o maior bioma da América do Sul, com 7,4 milhões de quilômetros quadrados e 5,5 milhões são cercados com vegetação nativa.

Além disso, ela é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta, com fauna e flora incomparáveis. Por conta disso, é ali que temos diversos recursos essenciais para pesquisas de princípios ativos, medicamentos e claro, para o controle do aquecimento global.

 

Portanto, com o intuito de identificar possíveis ameaças à Amazônia, a Microsoft, em parceria com o Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon) e Fundo Vale criaram a ferramenta PrevisIA, que foi lançada no início de agosto. A plataforma usa a inteligência artificial para monitorar e prever possíveis focos de incêndio e atos ilegais na região e ajuda a proteger o local durante a estação de seca.

 

A PrevisIA ajuda a analisar dados como a infraestrutura urbana, tipografia, cobertura do solo e dados socioeconômicos da região, pois dessa forma, é possível reconhecer tendências de conversão do desmatamento da floresta. A plataforma utiliza para funcionamento a tecnologia de nuvem de computadores do Azure (serviço da Microsoft) e a inteligência artificial desenvolvida pelo Imazon, para localizar estradas por meio de imagens de satélite.

 

O programa indica que 9.635 Km², ou seja, 29% da área da Amazônia Legal estão sob risco muito alto de desmatamento. O objetivo das empresas é dar acesso livre a plataforma, que pode servir de alerta para entidades e órgãos públicos, que deveriam proteger a floresta.

 

Para ajudar a reverter este quadro, podemos começar com simples mudanças em nosso dia a dia ou em nossa empresa, como por exemplo, tornar o seu negócio mais sustentável.

 

Invista em uma gestão sustentável

Torne-se especialista em um tema chave para a gestão do futuro: a sustentabilidade. Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários