content

Arte e Inovação: um mergulho no UNESC Summit 2023

Como a arte pode expandir a sua visão para gerar novas perspectivas? Essa foi a pergunta que norteou a apresentação de Fernando Kimura, especialista em Marketing e Criatividade que abriu a programação do UNESC Summit 2023. O evento aconteceu no dia 11 de novembro, em Florianópolis, e reuniu profissionais para palestras e atividades dinâmicas sobre Criatividade e Inovação. 

Por dentro da palestra 

Em sua fala, Kimura questiona como as atribuições e atitudes de uma marca podem mudar a percepção do consumidor. Para criar estratégias inovadoras, o palestrante argumenta que as pessoas precisam mudar a sua relação com a arte. Através de expressões artísticas, visuais e plurais, é possível estabelecer uma nova relação entre marcas e consumidores. 

 

Trazendo sua experiência pessoal, Kimura compartilha como foi substituindo passeios em shoppings por museus e espaços culturais, destacando como a mudança influencia a sua criatividade. Despertando para a arte, ele pôde complementar a sua forma de ver o mundo e modificar a sua atuação profissional. 

 

Para ser criativo, é preciso olhar para um lugar que não é tão visto, trazendo para as suas ações a generosidade, empatia, diversidade, empatia e perseverança. “Não pensar como um artista nos limita. O artista tem a liberdade de pensar como ele quer”, ressalta Kimura. 

 

O que é uma experiência?  

 

Avaliando o comportamento da sociedade atual, a visão de experiência pode ser facilmente associada a uma ideia de compra. Para Fernando Kimura, ações como viajar, ir ao cinema, dirigir, dançar, pintar, cantar tomar café e brincar com um cachorro são exemplos de verdadeiras experiências. 

 

Se você busca uma atuação profissional inovadora, precisa ver aspectos como a humanização, estética, tecnologia e arquitetura como fatores experienciais. Criar uma experiência única é um desafio que vai além da ideia de que o exclusivo é acessível para poucas pessoas. Na verdade, o que se diferencia dos demais acaba atraindo um público cada vez maior.   

 

Fernando Kimura no UNESC Summit 2023.

Fernando Kimura no UNESC Summit 2023.

 

Kimura traz a perspectiva de que o universo dos negócios precisa incorporar a cultura do encantamento, criando experiências e sensações únicas. Nesse sentido, a arte entra como uma ferramenta para auxiliar a construção de um novo foco, capaz de fazer as pessoas perceberem o universo através de novas lentes. 

 

O palestrante reforça que cada artista possui uma identidade que pode ser reconhecida dentro da área artística. Do ponto de vista das marcas, essa individualidade é essencial para criar uma personalidade e propor novas experiências para o seu público. 

 

Confira também o artigo Criatividade e Inovação no trabalho: dicas práticas para o sucesso empresarial. 

 

Os quatro elementos da arte 

Conteúdo, forma, perspectiva e tom são quatro elementos essenciais para a arte. No dia a dia dos negócios, eles podem ser aplicados para criar personalidade e autenticidade para produtos e serviços. Se o conteúdo for um automóvel, por exemplo, é possível identificar sua marca através de sua forma, design e tecnologia. Para criar a sua identidade nos negócios, Kimura reforça que é preciso aplicar essas formas, questionando o padrão para criar identidade. 

 

Kimura encerra sua fala com um convite para que os alunos olhem para o sensível. Em uma época de tecnologia e inteligência artificial, a humanização se destaca. Por isso, nadar contra a corrente e habitar novos universos é uma etapa essencial na ampliação de olhares através da imaginação. 

 

Conheça Fernando Kimura 

Fernando Kimura é especialista em Marketing e Criatividade. Com passagens pela Universidade Anhembi Morumbi, ESPM, Universidade de Buenos Aires e Disney Institute na Flórida (EUA), atuou em áreas de marketing, vendas e distribuição de tecnologia por mais de 20 anos. Realizou palestras no TEDx e RD Summit, um dos maiores eventos de marketing da América Latina. Hoje, palestra sobre a importância de um repertório amplo para pensar fora da caixa e como as empresas podem utilizar a arte e a criatividade para surpreender consumidores e gerar marketing espontâneo para suas marcas. 

 

Sobre o UNESC Summit 

UNESC Summit 2023

Alunos e acompanhantes prestigiando o UNESC Summit 2023. 

 

O UNESC Summit faz parte da grade curricular dos cursos de pós-graduação oferecidos pela UNESC Digital. O evento acontece anualmente e é disponibilizado de forma online para os alunos que não podem acompanhar de forma presencial.  

 

A edição de 2023 contou com palestras e estudos de caso sobre inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia. Para fechar a programação, a dinâmica Pitch Reverso convida os participantes a compartilharem os maiores desafios das suas rotinas de trabalho para que a banca de palestrantes possa mostrar possíveis caminhos para a resolução dos problemas. 

 

Comentários