content

4 técnicas de memorização para aumentar a sua performance

Ter uma rotina de estudos produtiva e com foco naquilo que você está aprendendo é fundamental para quem busca bons resultados na vida profissional ou acadêmica. Por isso, contar com algumas técnicas de memorização significa otimizar o tempo e a qualidade do aprendizado ou imersão.

 

Pensando nisso, separamos alguns truques de memorização para você melhorar a sua performance. Mas, antes de mais nada, saiba como funciona a nossa memória para poder identificar qual técnica se encaixa mais para você. Continue a leitura do artigo.

 

Como funciona a memória?

A memória consiste na formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Dessa forma, existem duas maneiras em que o cérebro adquire e armazena informações, denominadas como memória de procedimento e memória declarativa.

 

A primeira memoriza dados relacionados à retenção de habilidades que demandam a repetição de uma atividade, que segue um mesmo padrão, por exemplo. Nela se encontram as habilidades motoras, intelectuais e sensitivas.

 

Por outro lado, a segunda forma, armazena informações que se refere a associação de dados, fatos, deduções e criação de ideias.

 

Técnicas de memorização

Realizar exercícios para a memória são fundamentais para manter o cérebro ativo e melhorar a capacidade de aprendizado. Confira quatro técnicas simples:

 

  • Transforme o estudo em música: segundo uma pesquisa divulgada pela BBC algumas melodias possuem propriedades para captar a atenção do cérebro. Isso se deve ao fato que essas músicas criam um circuito próprio no córtex auditivo do cérebro. Além disso, diversos estudos apontam que a nossa memória costuma ser mais precisa com letras musicais do que para outros tipos de textos. Sendo assim, transformar o conteúdo que você precisa memorizar em rimas cantadas é uma excelente maneira para gravar o tema estudado.

 
  • Leia mais de uma vez: é uma técnica simples. Apenas leia, releia e revise. Ao ler pela primeira vez um conteúdo, são gravadas apenas as informações essenciais. Nas demais leituras, você consegue registrar detalhes do tema.

 
  • Visualize: quando você estiver estudando algo, tente visualizar o conteúdo em sua mente. Ao realizar este ato, podem surgir novas conexões cerebrais entre o que você quer recordar e o que você está visualizando. Uma pesquisa realizada nos anos 70 analisou essa forma com diversas crianças. Na ocasião, elas liam 17 trechos de livros e depois eram aconselhadas a imaginar a cena do que tinham acabado de ler. Foi concluído que era mais fácil para as crianças se recordarem do conteúdo do que as demais que apenas tinham lido as palavras.

 
  • Faça caminhadas antes de alguma apresentação ou prova: realizar essa atividade por 20 minutos pode melhorar a sua memória e o poder cerebral, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA.

 

Invista no seu futuro com uma metodologia ágil

 

Na UNESC Digital o aprendizado é no seu ritmo, como e onde você quiser. Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva, com duração de 6 meses e sem TCC.

 

Conheça os nossos cursos e estude em uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC.


UNESC Digital. Você nunca aprendeu assim. Matricule-se.

Comentários