content

5G no Brasil: entenda o impacto dessa tecnologia

Um dos assuntos mais comentados da última semana é a chegada do 5G no Brasil e essa novidade promete ser um grande salto tecnológico. A nova tecnologia de conexão móvel chegará em 2022 nas capitais do país e, ao longo do tempo, nas demais cidades. 

 

A princípio, quem se conectar na rede irá experimentar uma internet com uma maior velocidade, tanto para baixar quanto para enviar arquivos pelo celular, além de uma qualidade superior em chamadas de vídeos, por exemplo. 

 

O que é essa nova tecnologia? 

O 5G é uma nova tecnologia de rádio, que vem sendo desenvolvida para comportar um maior volume de informações e, consequentemente, permitir que mais dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo em um único local. Podendo inclusive, acessar equipamentos e objetos do dia a dia, ou seja, ampliando cada vez mais a Internet das Coisas

 

Porém, para ter uma boa experiência com a 5G, dependerá da banda do espectro em que a sua operadora contratada opera a tecnologia e, portanto, de quanto ela investiu em novas antenas e transmissores. Nesse sentido, é possível que comece a ter um maior volume de antenas menores e mais próximas ao solo, transmitindo as “ondas milimétricas”, o que por isso permite uma maior densidade de uso. 

 

Segundo um relatório da consultoria OpenSignal, a média da velocidade 4G no Brasil é de 17,1 Mbps (megabits por segundo). Em outras palavras, a 5G promete atingir uma velocidade de navegação e download aproximadamente 100 vezes maior em relação ao 4G, ou seja, a tecnologia permitirá baixar, por exemplo, um filme de alta definição em até um minuto. 

 

Quais são os benefícios?

Os benefícios das redes 5G prometem abrir um leque de aplicações. Como por exemplo, a comunicação entre carros autônomos, controle remoto de maquinário industrial, maior conectividade no campo e desenvolvimento de cidades inteligentes. Além disso, a possibilidade de realizar cirurgias remotas terão mais chances de acontecer, isso porque a rede promete oferecer um tempo de resposta mínimo. 

 

Assim também, o 5G vai oferecer uma melhor experiência aos consumidores por meio do reconhecimento facial e de voz, realidade aumentada, atendimento ao consumidor, entre outras possibilidades. Ainda assim, segundo um estudo realizado pela ABI Research, a nova tecnologia poderá facilitar na evolução e produção de novos conhecimentos e aumentar o uso de inteligências artificiais.

Contudo, o 5G ainda irá impactar na análise de dados, que permitirá uma evolução do Big Data, a partir de uma infraestrutura mais eficiente. 

 

Invista no seu futuro

Adquira novas habilidades e esteja apto para o mundo digital. Conheça a pós-graduação em Tecnologia, Ciência de Dados e Transformação Digital da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários