Economia circular: saiba o que é e conheça suas características
Economia circular é um conceito que propõe uma mudança na forma de consumir um produto. Por isso, o movimento tem ganhado força nos últimos anos e é preciso entender como funciona para aplicar essa ideia no dia a dia.
Você já parou para pensar sobre o que acontece com os “restos” de uma mercadoria? Na economia linear, que é o ciclo mais comum, os recursos são extraídos, produzidos, comercializados, consumidos e descartados. No entanto, diante da escassez crescente dos recursos do planeta, estudiosos identificaram maneiras de tornar a economia e o ciclo de vida dos produtos mais sustentáveis.
Dessa forma, a economia circular surge como alternativa, substituindo a ideia de “fim de vida” dos produtos propostos pela economia linear. Ela busca renovar os processos de fabricação, reduzindo o uso de matéria-prima, preferindo insumos mais recicláveis e renováveis.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo.
Você também pode se interessar pelo assunto ESG: sustentabilidade empresarial em destaque.
Como funciona a economia circular?
É um método que procura aproveitar da melhor maneira possível os recursos em seus processos de fabricação, minimizando desperdícios e estimulando a sustentabilidade ao gerar valor a produtos que antes seriam considerados inutilizáveis.
A economia circular é mais do que reduzir impactos negativos da economia tradicional, é a construção de um modelo inteligente e vantajoso para redefinir o futuro.
A seguir, veja quais são as principais etapas percorridas da economia circular em seu processo de produção:
-
Extração;
-
Transformação;
-
Consumo do produto;
-
Manutenção e reparo;
-
Reutilização completa ou parte da mercadoria;
-
Reciclagem.
Quais são as principais características?
Segundo dados da Fundação Ellen MacArthur, existem três principais atributos que descrevem a economia circular. Entenda:
1 | Eliminar resíduos e poluição desde o início do processo;
2 | Reduzir desperdício a partir do melhor aproveitamento dos materiais em uso e recursos naturais;
3 | Recuperar sistemas naturais.
Leia também Inovação e sustentabilidade: greentechs usam a tecnologia a favor do meio ambiente.
Vantagens da Economia Circular
A principal vantagem da economia circular é que ela reduz desperdícios e os impactos negativos no meio ambiente. Além disso, esse conceito traz diversos outros benefícios, que podem ser direcionados tanto para os consumidores quanto para as empresas. São eles:
-
Melhor aproveitamento dos recursos naturais;
-
Enfraquece os impactos ambientais;
-
Reduz a poluição (tanto na fabricação quanto no descarte);
-
Fortalece a imagem da marca e melhora o ESG;
-
Redução de custos de produção, pois extrai menos matéria-prima.
Seja um especialista em sustentabilidade
Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital. Desenvolva habilidades como marketing verde, indicadores de sustentabilidade e educação socioambiental.
Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Matricule-se.