content

Economia Verde: entenda o conceito e seus benefícios

O tema meio ambiente frequentemente vem sendo fonte de notícias negativas, como por exemplo, o aumento do desmatamento na Amazônia e os constantes alertas sobre as mudanças climáticas.

 

Dessa forma, surgiu a iniciativa Economia Verde, criada em 2008 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O conceito visa alertar sobre o crescimento econômico contínuo, que tem gerado muitos problemas ambientais por conta da poluição formada e dos excessos de exploração dos recursos naturais.

 

Quer entender mais sobre o termo? Continue a leitura do nosso artigo.

 

O que é Economia Verde?

Segundo o Pnuma, o conceito sugere tornar a economia um modelo mais sustentável, garantindo a igualdade social, podendo gerar um consumo mais consciente, com menos desperdícios, de forma que diminua os problemas ecológicos e ambientais.

 

E, para que se tenha um desenvolvimento sustentável na economia, era preciso encontrar uma forma de suprir as insuficiências atuais, mas em um formato que não comprometesse as próximas gerações. Como por exemplo, regular o limite para emissões de gases ou o consumo máximo de energia permitido, além de outras ações.

 

Para aplicar a economia verde, devem ser seguidas algumas atitudes. Confira:

 

  • Praticar a reciclagem;

  • Utilizar energias limpas e renováveis;

  • Diminuir o consumo de insumos que podem causar algum impacto negativo no clima;


Consumidores estão atentos ao posicionamento das organizações:

Muitas empresas estão se mostrando preocupadas com o meio ambiente e, consequentemente, estão praticando o empreendedorismo verde em seus negócios. Bem como, os clientes também estão mais atentos ao que estão consumindo.

 

É o que mostra um estudo realizado pela Mckinsey & Company, que 85% dos brasileiros afirmam se sentir melhor consumindo produtos sustentáveis. Nesse sentido, um levantamento realizado pela Capterra, plataforma de comparação de softwares, apresentou que 78% dos consumidores do Brasil dizem que as ações sustentáveis de uma empresa influenciam em suas escolhas de produtos ou fornecedores.

 

Esses dados demonstram que, cada vez mais, é necessário olhar para a empresa e rever processos e ações, para encontrar formas que não prejudiquem o meio ambiente.

 

Benefícios da Economia Verde:

O conceito busca melhorar a qualidade de vida, além de conservar a biodiversidade e preservar o meio ambiente. Dessa forma, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizou um levantamento mostrando como a economia verde pode gerar benefícios e oportunidades. Veja:

 

  • Criação de novas profissões e oportunidades no mercado de trabalho;
  • Redução de desperdícios e mais aproveitamento dos recursos;
  • Inovações tecnológicas;
  • Inclusão social;

Torne-se um especialista em um tema chave para o futuro: a sustentabilidade.

Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital. Desenvolva habilidades como marketing verde, indicadores de sustentabilidade e educação socioambiental.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários