content

Foresight: o que é e como ele pode fortalecer sua estratégia

Na era da transformação, a tomada de decisão deve ser estratégica, seja ela orientada aos negócios ou à carreira. Por isso, foresight vem conquistando espaços além do campo da inovação.

 

 

Em um cenário de mudanças frequentes, de surgimento de novas tecnologias e transformações culturais e comportamentais aceleradas, torna-se cada vez mais complexo garantir a concretização das ações e o alcance dos resultados projetados a longo prazo.

 

E aqui, vale uma provocação: quanto esforço você está dedicando para antecipar e analisar os riscos que ameaçam a sua estratégia? Se você toma decisões sem esse preparo, está mais do que na hora de conhecer o método foresight.

 

Nas próximas linhas, você vai entender mais sobre o conceito, sua importância e as vantagens de aplicá-lo.

O que é foresight?

Foresight é uma prática que permite criar visões de futuro, funcionais e operacionais, de forma lógica e provocativa. Essa técnica utiliza o pensamento criativo e a análise de padrões, a fim de interpretar mudanças e comunicar as possibilidades.

 

Até a década de 1980, buscava-se projetar o futuro com a máxima precisão possível. Com o passar do tempo, passou a ganhar força a ideia de que, para tomar decisões no presente, é importante não necessariamente prever o futuro, mas sim conhecer as possibilidades futuras.

 

Você também pode se interessar pelo conteúdo Liderança: 4 principais insights para 2022.

 

Essa transformação impactou fortemente a gestão da inovação e, aos poucos, a abordagem foresight ganhou adesão nos mais diversos segmentos de negócios em diversos países, por sua capacidade de envolver e promover o networking.

 

Mesmo que não seja possível prever o futuro, esse processo torna viável que não só nos prepararmos para possíveis ameaças, como também identificarmos oportunidades inexploradas e tendências de mercado.

 

Hoje, o foresight pode ser aplicado ao campo dos negócios, social e pessoal. Isso porque os insights gerados a partir dele podem ser usados com diversas finalidades, seja para orientar uma estratégia empresarial, seja para criar um novo produto ou, até mesmo, guiar uma transição de carreira.

Qual a diferença entre foresight e planejamento estratégico?

Se você chegou até aqui, é provável que já tenha percebido que foresight é diferente de planejamento estratégico. Ainda assim, para aprofundar um pouco mais, é importante considerar as características de cada ferramenta.

 

Um dos elementos de maior diferenciação é o tempo. Enquanto o planejamento estratégico parte do presente para planejar o futuro, no foresight projetamos o olhar para futuros possíveis e buscamos insights para colocar em prática no presente.

 

Acompanhe, abaixo, mais características que diferenciam esses dois métodos.

 

Características do planejamento estratégico:

 

  • Trabalha com projeção;
  • Parte do presente para propor ações para o futuro;
  • Curto prazo;
  • Poucos fatores;
  • Foco na continuidade;
  • Omissão da incerteza;
  • Caminho único.

Características do foresight:

 

  • Trabalha com prospecção;
  • Parte do futuro para propor ações para o presente;
  • Longo prazo;
  • Múltiplos fatores;
  • Foco na descontinuidade;
  • Valoriza a incerteza;
  • Vários caminhos.

Ao olhar para o futuro de forma estratégica, por meio do foresight, pode-se colher grandes benefícios. Entre eles, estão a identificação de novos mercados, melhoria da gestão da inovação, desenvolvimento de ideias e experimentação, aumento da competitividade, gerenciamento de riscos e criação de parcerias estratégicas.

 

Leia também Metodologia SMART: conheça essa forma eficiente de estabelecer metas.

Como aplicar foresight na prática?

Há diversas ferramentas e metodologias para desenvolver o foresight. Com base no modelo criado pela Universidade de Houston, descrevamos a seguir as principais etapas:

 

  • Defina e detalhe o objeto de estudo, localização, horizonte temporal (quantos anos você irá “saltar” no tempo).
  • Mapeie as condições atuais, histórico, tendências, principais questionamentos, planos e intenções, projeções e previsões de relatórios.
  • Identifique os drives de mudança e os futuros alternativos.
  • Escolha o futuro preferido e seus impactos
  • Desenhe alternativas e oportunidades, e planeje as ações necessárias para alcançá-lo.
  • Construa seu plano de ação, com objetivos claros, estratégias, prazos, etc.

Invista na sua carreira

Prepare-se para liderar o futuro e aprenda sobre transformação digital, processos e implementação da inovação com a UNESC Digital. O MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento capacita você para atuar nos mais diversos cenários do mundo corporativo.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Conheça também os demais cursos do nosso portfólio.

Comentários