content

Metodologia SMART: conheça essa forma eficiente de estabelecer metas.

Estabelecer metas é muito importante, seja na vida pessoal ou profissional. Pois são elas que direcionam a nossa dedicação para continuar em busca de um objetivo desejado.

 

Em uma empresa, não seria diferente. Inclusive, definir metas pode aumentar o engajamento entre os colaboradores em suas atividades, podendo gerar resultados positivos para o negócio. Dessa maneira, os profissionais estarão mais dispostos em investir suas habilidades para fazer o projeto dar certo, o que gera motivação, satisfação e o sentimento de pertencimento na equipe que está inserida.

 

Mas é preciso ter muita atenção ao definir metas, pois devem fazer sentido à realidade de cada negócio. Antes de mais nada, elas devem ser criadas para incentivar o empenho dos colaboradores. Dessa forma, existe a metodologia SMART, que auxilia na hora de determinar os objetivos de uma organização.

 

Continue a leitura e entenda como funciona esse método.

 

O que é metodologia SMART?

O método funciona como uma maneira de estabelecer metas, as quais o termo corresponde a 5 fatores: S (specific/específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

 

Nesse sentido, a metodologia SMART faz parte do conjunto de técnicas das metodologias ágeis de gestão de projetos. Que trabalha como uma espécie de lista, em que cada meta é verificada e analisada para conferir se cumpriu os requisitos para chegar no resultado estipulado.

 

Dessa forma, cada sigla do termo possui um significado. Confira:

 

S (specific/específica):

As metas precisam ser específicas, ou seja, é necessário que todos os colaboradores envolvidos em um projeto tenham, de forma clara, a compreensão do que se trata os objetivos.

 

M (mensurável):

As metas devem ser mensuráveis, por exemplo, ela precisa ter um indicador numérico que mostra que esse propósito foi atingido. É fundamental você ter em mente qual é o resultado que você espera e em quanto tempo você gostaria de atingir esse objetivo.

 

A (atingível):

É essencial ter em mente as condições da sua empresa, pois você deve definir metas que sejam reais e possíveis de serem atingidas. Certifique-se se o seu time está capacitado para alcançar o objetivo, caso ele não esteja, disponibilize treinamentos e condições para desenvolverem novas habilidades. A partir disso, defina e dê um prazo para suas metas.

 

R (relevante):

O objetivo da empresa deve ser relevante. Em outras palavras, ela deve estar ligada ao planejamento da empresa e agregar valor aos possíveis resultados do negócio. Dessa forma, você poderá definir responsáveis para que estas metas sejam atingidas, além de motivar os envolvidos no projeto.

 

T (temporal):

A sua meta deve ter um prazo para conclusão, ou seja, sua temporalidade. Mas é importante determinar prazos reais para cada tipo de objetivo e ir intercalando eles entre períodos mais longos e curtos. Dessa forma, você conseguirá ter uma noção se seus colaboradores estão indo na direção certa ao executar suas tarefas.

 

Além disso, é essencial acompanhar o desempenho da sua equipe durante o andamento de cada meta. E não esqueça, para os objetivos serem atingidos, depende do trabalho e do engajamento de todos.

 

Desenvolva a sua habilidade de liderança

Se você também acredita na inovação e no engajamento de equipes, mergulhe em uma experiência enriquecedora e esteja preparado para liderar o mercado com o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Conheça nossa metodologia exclusiva e descubra porque nossos alunos de Pós-graduação e MBA estão entre os mais satisfeitos do mercado.

Comentários