content

Nexialista: entenda o que é e sua importância na atualidade

Com consumidores altamente exigentes e o surgimento de novas tecnologias, as empresas precisam estar preparadas para se reinventar constantemente. E nesse contexto, o papel do líder é mais do que estratégico.

 

Enfrentar processos de mudança, em intervalos de tempo cada vez menores, e lidar com as dificuldades que vêm com ela podem ser desgastantes para muitas pessoas. Mas existe um perfil de profissional que performa bem mesmo em cenários como esse, são os nexialistas.

 

Mas o que faz das pessoas que possuem esse perfil profissionais tão diferenciados, a ponto de serem chamados por muitos pesquisadores de "profissionais do futuro”? Essa é uma das perguntas que buscamos responder a seguir, mas antes é importante entender a origem desse conceito.

O que é um nexialista?

O termo nexialista tem como base a palavra "nexo" e se refere àquele que é capaz de estabelecer as conexões necessárias para resolver problemas que surgem no dia a dia.

 

O conceito surgiu no livro “Voyages of the space beagle”, do autor canadense A.E. van Vogt. O escritor apresenta um protagonista que tem a habilidade de unir, de forma ordenada, o conhecimento de vários campos de aprendizagem.

 

Na obra, uma nave cheia de cientistas passa por momentos complicados no espaço. Nesse cenário, inicialmente, o nexialista é desprezado por seus pares.

 

Porém, ao longo da história, ele usa suas habilidades de construir conexões entre múltiplas disciplinas e de unir diferentes pessoas para solucionar problemas. Como resultado, ele acaba salvando o dia e conquistando o respeito dos colegas.

 

Leia também 5 profissões do futuro que já são tendência no mercado.

 

Quais são as características do nexialista?

O nexialista costuma reunir competências diversas, desde as consideradas pessoais, sociais, comerciais e técnicas, até mesmo gerenciais e de liderança. Com tudo isso, não é de se surpreender que ele seja capaz de promover transformações e criar oportunidades.

 

Ainda assim, algumas características dos nexialistas se destacam:

 

  • Visão holística;
  • Entendimento sobre mentalidade e comportamento;
  • Habilidade para motivar pessoas com base em clareza e objetividade;
  • Capacidade de inspirar pelo exemplo;
  • Capacidade de provocar transformações na vida das pessoas;
  • Crença no aprendizado contínuo;
  • Persuasão;
  • Comunicação assertiva.

 

Qual a importância do líder nexialista na atualidade?

Se analisarmos o contexto de mundo VUCA e BANI, não é difícil compreender por que o nexialista vem conquistando seu espaço nas organizações.

 

O nexialista consegue performar em todos os ambientes, mesmo diante de incertezas e da volatividade. Vale lembrar que o nexialista não é um generalista, nem um especialista, mas a sua capacidade de construir conexões o torna um profissional polivalente. Em resumo, não é alguém que sabe todas as respostas, mas que sabe onde buscá-las.

 

Como líder, ele apresenta visão ampliada do time, de suas habilidades e busca reunir as pessoas certas em termos de competências técnicas e a profundidade necessária. Sendo assim, forma equipes diversas, onde os integrantes atuam em complementariedade.

 

É importante ressaltar que, para liderar, não é preciso ocupar um cargo de nível hierárquico superior dentro da empresa. O nexialista também se destaca ao contribuir para revisão de processos, lançamento de novos produtos e serviços, entre outras atividades, gerando inovação dentro das organizações.

 

Desenvolva as habilidades que o mercado procura

Prepare-se para liderar o futuro e aprenda sobre transformação digital, processos e implementação da inovação com a UNESC Digital.

 

Dê início à sua jornada de evolução profissional com a tradição de uma instituição que, há 54 anos, desenvolve talentos e prepara profissionais para as mais variadas áreas de atuação.

 

Potencialize sua carreira e aprimore seu conhecimento com um formato de ensino ágil e 100% online, com duração de 6 meses. Ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Conheça nossos cursos de pós-graduação.

Comentários