Na era da transformação, a tomada de decisão deve ser estratégica, seja ela orientada aos negócios ou à carreira. Por isso, foresight vem conquistando espaços além do campo da inovação.
Em um cenário de mudanças frequentes, de surgimento de novas tecnologias e transformações culturais e comportamentais aceleradas, torna-se cada vez mais complexo garantir a concretização das ações e o alcance dos resultados projetados a longo prazo.
E aqui, vale uma provocação: quanto esforço você está dedicando para antecipar e analisar os riscos que ameaçam a sua estratégia? Se você toma decisões sem esse preparo, está mais do que na hora de conhecer o método foresight.
Nas próximas linhas, você vai entender mais sobre o conceito, sua importância e as vantagens de aplicá-lo.
Foresight é uma prática que permite criar visões de futuro, funcionais e operacionais, de forma lógica e provocativa. Essa técnica utiliza o pensamento criativo e a análise de padrões, a fim de interpretar mudanças e comunicar as possibilidades.
Até a década de 1980, buscava-se projetar o futuro com a máxima precisão possível. Com o passar do tempo, passou a ganhar força a ideia de que, para tomar decisões no presente, é importante não necessariamente prever o futuro, mas sim conhecer as possibilidades futuras.
Você também pode se interessar pelo conteúdo Liderança: 4 principais insights para 2022.
Essa transformação impactou fortemente a gestão da inovação e, aos poucos, a abordagem foresight ganhou adesão nos mais diversos segmentos de negócios em diversos países, por sua capacidade de envolver e promover o networking.
Mesmo que não seja possível prever o futuro, esse processo torna viável que não só nos prepararmos para possíveis ameaças, como também identificarmos oportunidades inexploradas e tendências de mercado.
Hoje, o foresight pode ser aplicado ao campo dos negócios, social e pessoal. Isso porque os insights gerados a partir dele podem ser usados com diversas finalidades, seja para orientar uma estratégia empresarial, seja para criar um novo produto ou, até mesmo, guiar uma transição de carreira.
Se você chegou até aqui, é provável que já tenha percebido que foresight é diferente de planejamento estratégico. Ainda assim, para aprofundar um pouco mais, é importante considerar as características de cada ferramenta.
Um dos elementos de maior diferenciação é o tempo. Enquanto o planejamento estratégico parte do presente para planejar o futuro, no foresight projetamos o olhar para futuros possíveis e buscamos insights para colocar em prática no presente.
Acompanhe, abaixo, mais características que diferenciam esses dois métodos.
Ao olhar para o futuro de forma estratégica, por meio do foresight, pode-se colher grandes benefícios. Entre eles, estão a identificação de novos mercados, melhoria da gestão da inovação, desenvolvimento de ideias e experimentação, aumento da competitividade, gerenciamento de riscos e criação de parcerias estratégicas.
Leia também Metodologia SMART: conheça essa forma eficiente de estabelecer metas.
Há diversas ferramentas e metodologias para desenvolver o foresight. Com base no modelo criado pela Universidade de Houston, descrevamos a seguir as principais etapas:
Prepare-se para liderar o futuro e aprenda sobre transformação digital, processos e implementação da inovação com a UNESC Digital. O MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento capacita você para atuar nos mais diversos cenários do mundo corporativo.
Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida.
O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Conheça também os demais cursos do nosso portfólio.