content

Liderança Ambidestra: o pilar da nova gestão

Uma filosofia de gestão que combina eficiência e criatividade com o objetivo de criar um ambiente profissional em constante inovação, assim define-se a liderança ambidestra. O conceito, criado por Jeff Immelt, CEO da General Eletric, ainda é recente e une essas duas estratégias para tornar a gestão de projetos e a gestão de equipes mais fácil.

 

Embora possa parecer uma metodologia simples, a verdade é que a prática pode ser bem complexa. Afinal, um líder ambidestro precisa conseguir equilibrar iniciativas de inovação e de negócios, tarefa que não é nada fácil.

 

A dificuldade está justamente em unir essas duas personalidades: o líder criativo e o estrategista, já que, segundo Immelt, pessoas criativas normalmente são bastante desorganizadas, e quase nunca seguem processos preestabelecidos. 

 

Em contrapartida, os organizados e estratégicos apesar de serem sim mais analíticos e mais fáceis de liderar, por seguirem os processos à risca, são menos criativos, o que acaba por inibir a inovação.

 

Contudo, apesar da metodologia ser complicada, ainda assim ela vem se fortalecendo como formato de liderança, principalmente com a ascensão da transformação digital e o crescimento de novos formatos de trabalho como o remoto e o híbrido, ambientes que demandam um olhar mais inovador.

 

Essa nova atmosfera no mercado vem exigindo dos líderes uma postura mais direcionada aos colaboradores, e impondo que novas habilidades sejam desenvolvidas em seus métodos de liderança.

 

Veja algumas das competências exigidas por essa liderança:

 

1. Mindset Colaborativo: criar um ambiente de confiança excluindo a perspectiva de competição entre os profissionais;
  1. 2. Comunicação Assertiva: capacidade de se expressar de maneira direta e facilmente compreensível, sem, no entanto, ser agressivo ou desrespeitoso;
  2. 3. Planejamento: estabelecer prioridades, definir cenários, prazos e a comunicação com as pessoas envolvidas;
  3. 4. Gestão: definir quais ferramentas de gestão de projeto, armazenamento de arquivos e canais de comunicação serão utilizados para padronizar o uso pela equipe.
  4. 5. Organização: videoconferências que são o ponto de ligação entre os colaboradores, mas precisam estar na agenda, ter pauta e horário para que não sejam improdutivas.
  5. 6. Engajamento de equipes: proporcionar reuniões curtas para falar sobre amenidades e trazer o sentimento de pertencimento.

 

Quais as características de uma liderança ambidestra?

 

A liderança ambidestra une atividades transformacionais e transacionais dentro de um determinado período e pode ser realizada em equipe ou individualmente. Ainda, a metodologia valoriza a aprendizagem, o equilíbrio das atividades, o comportamento ambidestro e a comunicação.

 

Confira, a seguir, algumas das características dessa gestão:

 

  • Foca no futuro sem perder de vista o presente;
  • Tem flexibilidade para balancear questões operacionais e inovadoras;
  • Permite ao líder ser tão inovador, quanto eficiente e operacional;
  • Difunde a visão estratégica;
  • Apresenta equilíbrio entre crescimento e inovação;
  • Oferece gestão equilibrada, capacidade de administrar conflitos, capacidade cognitiva e inteligência emocional.

 

Essas são apenas algumas das características essenciais de uma gestão ambidestra. Líderes ambidestros devem oferecer condições adequadas para que seus colaboradores tenham uma mentalidade inovadora, mas que, ao mesmo tempo, não deixem de lado sua produtividade operacional.

 

A liderança ambidestra apresenta alguma vantagem competitiva para a empresa?

 

De fato, esse novo método de gestão é capaz de estimular a competitividade e o sucesso das empresas, afinal, com a estratégia, os negócios conseguem reunir habilidades para inovar e aumentar a eficiência de seus processos produtivos.

 

Mas, assim como qualquer metodologia, é preciso que as lideranças assumam a responsabilidade de adotarem a abordagem correta frente aos seus colaboradores, levando em consideração as características do método. Somente assim será possível tornar suas equipes competitivas e bem sucedidas. 

 

Reunimos algumas características que devem ser consideradas, para que a liderança ambidestra seja uma vantagem competitiva para a empresa, e não uma estratégia ruim de desenvolvimento. Veja a seguir:

 

Capacidade dinâmica

Lideranças ambidestras precisam ter uma capacidade dinâmica para lidar com todas as mudanças proporcionadas pela inovação. Afinal, ela se renova ao longo do tempo. Além disso, processos operacionais também precisam ser mudados com o tempo, e é fundamental saber observar e aplicar as mudanças necessárias.

 

Inovação sustentável

A ligação entre liderança ambidestra e inovação sustentável proporciona uma expansão do mindset do negócio. E essa mudança, sem dúvidas interfere, não só na estrutura da empresa, como no desenvolvimento de novas habilidades nas equipes, capacitando colaboradores e os tornando mais produtivos através de uma cultura inovadora, sustentável e disruptiva.

 

Equilíbrio de habilidades e perfis diferentes

Nessa metodologia, as diferenças são importantes para o bom desenvolvimento dos processos. É onde está o principal poder de transformação dos negócios. Líderes ambidestros que sabem equilibrar bem suas capacidades e habilidades entre momentos de estímulo da inovação, e momentos de estímulo do trabalho focado, desenvolvem equipes com profissionais inovadores e operacionais alinhados, resultando em um trabalho com maiores taxas de sucesso.

 

Leia também Ambidestria organizacional: o desafio de equilibrar presente e futuro nos negócios.

 

Desenvolva times de alta performance

 

Esteja preparado para lidar com os diversos tipos de cenários do mercado e saiba desenvolver equipes brilhantes. Adquira novas habilidades com o curso de MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital e se torne um especialista em liderar, capaz de enxergar a liderança pelos mais variados ângulos.

 

Estude em um formato 100% online, com uma metodologia exclusiva e que prioriza a sua experiência. Tenha uma nova formação em apenas 6 meses e sem TCC. Conheça os nossos cursos e estude em uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC. 


O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

 

 

Comentários