content

Ambidestria organizacional: o desafio de equilibrar presente e futuro nos negócios

Para manter a relevância nos negócios, é preciso mais do que concentrar esforços para alcançar resultados no presente.

 

É necessário ir além dele e explorar cenários e oportunidades futuras, de forma a garantir a geração de valor a longo prazo. É nesse contexto que surge a ambidestria organizacional.

 

O conceito se refere à capacidade das empresas de equilibrar o foco na eficiência operacional e a busca pela evolução e longevidade do negócio, investindo em novos empreendimentos e inovações.

 

Inovação em dois tempos

Quando não há atualização e visão de futuro, os produtos e serviços oferecidos pela organização tendem a se tornar obsoletos. O foco exagerado na disrupção, no entanto, também é um risco que deve ser observado.

 

Afinal, o investimento em pesquisas, desenvolvimento e testes de novos produtos não pode causar prejuízos significativos, que comprometam a saúde financeira do negócio na atualidade. Por isso, cada vez mais empresas buscam desenvolver a ambidestria.

 

Nesse sentido, há duas formas de explorar a inovação nos negócios:


  • Exploitation: refere-se à sustentação e à melhoria de performance dos produtos e serviços existentes;
  • Exploration: busca atender a necessidades futuras dos clientes, apostando na disrupção e investigando novas formas de negócio.

O desafio de conciliar sustentação e disrupção na mesma operação, considerando erros iniciais, incertezas e baixas taxas de sucesso, também é conhecido como o dilema da inovação, expressão criada pelo professor e pesquisador Clayton Christensen.

 

Exemplos e vantagens da ambidestria nos negócios

Um exemplo de empresa que não conseguiu o equilíbrio é a multinacional Kodak. A companhia, que foi líder no ramo de filmes e câmeras fotográficas analógicas, talvez pudesse ter sido a criadora do Instagram, mas não conseguiu antecipar tendências e acompanhar as mudanças. Acabou perdendo público e mercado.

 

Já uma companhia que vem conseguindo operar com ambidestria organizacional é a Amazon. Hoje, seu principal serviço de suprimento, compra e venda de produtos acontece através da loja virtual. Porém, a empresa vem investindo em melhorias e explorando novos empreendimentos, como o Amazon Go, uma loja física sem caixas ou processo de checkout.

 

A solução pode até parecer um tanto distante do atual contexto, porém, ações como essa também ajudam a reforçar a percepção de inovação e pioneirismo sobre a marca.

 

Confira mais alguns dos benefícios da ambidestria organizacional:

  • Mais competitividade no mercado;
  • Produtividade com criatividade;
  • Progressão contínua do negócio;
  • Melhor aproveitamento de recursos e ideias (os erros são corrigidos rapidamente);
  • Antecipação de produtos e serviços aos desejos do consumidor.

Leia também o artigo Unicórnio ou Camelo? Entenda a diferença entre os tipos de startups.

 

Como colocar em prática

Para colocar a ambidestria organizacional em prática, existem três métodos mais utilizados. A principal diferença está na forma como o foco de trabalho dos profissionais é dividido. Entenda mais a seguir:

 

  • Ambidestria estrutural

Nesse método, é feita a separação de equipes com foco em inovação, voltadas ao operacional. As funções coexistem, mas são executadas por profissionais diferentes. As lideranças alinham as áreas para que as duas possam se desenvolver ao mesmo tempo.

 

  • Ambidestria cíclica

A principal característica desse modelo é a rotatividade. Aqui, as atividades operacionais e as tarefas com foco em inovação acontecem de forma alternada. Ou seja, durante determinado período, o foco concentra-se na sustentação e melhoria de processos já existentes. Em outro, volta-se à exploração e implementação de novos processos e produtos.

 

  • Ambidestria simultânea

Já essa é uma alternativa que aposta na hibridização dos dois processos. Nesse método, os profissionais trabalham olhando para a operação e para a inovação ao mesmo tempo, ou seja, não há ciclos. Esse modelo exige flexibilidade dos profissionais, além de capacidade para atender a alta demanda.

 

Seja qual for o método escolhido, é importante manter o alinhamento constante, assim como a definição e atualização de métricas. Dessa forma, consegue-se avaliar melhor o equilíbrio entre as duas frentes.

 

Você pode aprender mais

Desenvolva as habilidades necessárias para liderar o futuro e evolua em sua carreira. A UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da tecnologia, marketing, liderança, sustentabilidade, entre outros setores.

 

Conheça uma metodologia de ensino ágil e inovadora, que prioriza a sua experiência. Estude em um formato 100% online e conquiste a uma nova formação em 6 meses. Conheça nossas opções de cursos.

 

Comentários