content

Unicórnio ou Camelo? Entenda a diferença entre os tipos de startups

As startups conquistaram seu espaço nos últimos anos, somente aqui no Brasil foram abertas 35.423 empresas de tecnologia em 2021, segundo dados do estudo da DataHub.

 

Esse modelo de negócio geralmente possui ideias inovadoras, baixo custo de manutenção e, muitas vezes, consegue gerar lucro rapidamente. Seguindo esse sentido, surgiram no mercado as startups unicórnio, que rapidamente ganharam popularidade entre os investidores. Essas empresas são avaliadas em 1 bilhão de dólares antes mesmo de abrir seu capital na Bolsa de Valores.

 

Mas, com os últimos acontecimentos, como por exemplo, a instabilidade da economia global, o cenário para as unicórnios deixou de ser algo positivo, gerando uma crise e onda de demissões em massa.

 

Diante destas circunstâncias, um outro tipo de negócio passou a ganhar mais força e notoriedade: as startups camelo. Você já ouviu falar dela? Continue a leitura do artigo e entenda a diferença dos dois modelos de negócios.

 

Você também pode se interessar pelo assunto Empreendedorismo: confira as principais tendências para 2022.

 

Startup Unicórnio

O termo foi definido em 2012, por Aileen Lee, fundadora da Cowoy Ventures, para se referir às organizações com esse requisito. Segundo ela, empresas unicórnio já existiam e desde os anos 1990, como o Google.

 

Entre as principais características desse tipo de empreendimento estão:

 

  • Alto investimento em inovação e tecnologia;

  • Forte presença nas mídias sociais;

  • Aquisição de outras grandes empresas, como forma de fortalecer o negócio;

  • Apostam em estratégias para crescimento rápido e agressivo;

  • Apoiam a diversidade de funcionários;

  • Se preocupam com a experiência do cliente.

 

Agora que você entendeu um pouco sobre startups unicórnio, continue a leitura e entenda quais são os principais atributos de uma camelo.

 

Leia também Bootstrapping: saiba o que é e como criar uma startup com recursos próprios.

 

Startup Camelo

 

São aquelas que possuem um crescimento de forma sustentável, focam em sua sobrevivência e conseguem se adaptar a diferentes cenários econômicos. Por conta disso, elas conseguem resistir a crises financeiras do setor, como o próprio animal que dá nome a essa categoria, que consegue ficar longos períodos no deserto sem água.

 

Esse tipo de startups, diferente das unicórnios, valorizam uma jornada segura, consistente e sustentável. A seguir, veja as principais características.

 

  • Possuem mais estabilidade, pois são cautelosos com investimentos de alto risco;

  • Não financiam seus produtos;

  • Prezam por uma boa gestão financeira do negócio;

  • Investem em um planejamento a longo prazo, além de desenvolverem serviços inovadores e sólidos.

 

Você nunca aprendeu assim

 

A UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da tecnologia, marketing, liderança, sustentabilidade, entre muitos outros setores. Evolua profissionalmente adquirindo novas habilidades e esteja apto para o mercado em uma das melhores universidades do país.

 

Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva e duração de 6 meses. Conheça nossas opções de cursos.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Venha para a UNESC Digital. Matricule-se.

Comentários