Blog da Unesc Digital

Medicina de Emergência: Por que você deve apostar nessa especialização?

Escrito por UNESC Digital | 26 de Abril de 2021

Considerada por muitos como uma das especialidades médicas mais promissoras do país, a Medicina de Emergência vem conquistando cada vez mais espaço entre profissionais que buscam objetividade e resolutividade nos tratamentos e diagnósticos, além de maior rentabilidade. 

 

Caracterizada pelo seu senso de urgência e atendimentos realizados ainda no pronto socorro, essa especialidade surgiu nos Estados Unidos, durante a década de 1970. De lá pra cá, a Medicina de Emergência passou a ser reconhecida por diversos países, inclusive no Brasil, que reconhece a especialidade desde 2016.

 

O profissional que atua com essa especialidade está preparado para realizar a estabilização do paciente, os primeiros atendimentos e o seu acompanhamento, independente das causas ou consequências que ele tenha sofrido.

 

Atualmente, existem poucos profissionais especializados em Medicina de Emergência, entretanto, a demanda vem aumentando cada vez mais. Entre as diversas áreas de atuação podemos destacar:

 

  • Serviços pré-hospitalares móveis, como por exemplo o SAMU.
  • Serviços pré-hospitalares fixos. Nessa área se enquadram as UPAs e UBSs.
  • Serviços hospitalares como Pronto Socorro e Unidades de Emergência.
  • Enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo - UTIs.
  • Serviços pós-hospitalares, como por exemplo Reabilitação e Atenção Domiciliar.
  • Gestão da Sala de Emergência.

 

Além das diversas vagas nos setores privados de saúde, o profissional emergencista pode atuar em serviços públicos. Já existem inúmeros concursos voltados para a área, oferecendo estabilidade e segurança profissional, remunerações compatíveis e carga horária reduzida.

 

Torne-se um especialista em cenários de urgência

Você sabia que a UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da saúde? Evolua profissionalmente com uma das melhores universidades do país.

 

Especialize-se e atue de forma decisiva nos mais delicados cenários de emergências e urgências. Domine técnicas e procedimentos vitais para grupos de pacientes específicos como pediátricos, psiquiátricos, cirúrgicos e obstétricos com o curso de pós-graduação em Enfermagem e Assistência: Urgências, Emergências, APH e UTI.

 

Conheça também os cursos:


 

UNESC Digital, você nunca aprendeu assim.