content

Metaverso na saúde: 6 caminhos para explorar

Até 2026, estima-se que 2 bilhões de pessoas estarão no metaverso. Mas quais oportunidades ele reserva à área da saúde? 

 

O metaverso já atraia o interesse de investidores e empreendedores, quando, no final de 2021, Mark Zuckerberg decidiu mudar nome de sua empresa, Facebook, para Meta. Como resultado, o tema conquistou ainda mais a atenção em todo o mundo.

 

De um lado, há quem acredite que o metaverso seja apenas mais uma moda passageira. De outro, as declarações de grandes executivos, assim como os estudos e os investimentos de gigantes da tecnologia sinalizam que, embora ainda em construção, seu futuro é promissor.

 

Uma pesquisa, realizada pela consultoria Gartner, estima que 2 bilhões de pessoas estarão no metaverso até 2026. Segundo o estudo, 25% da população mundial gastará pelo menos 1 hora por dia no metaverso para fins de trabalho, compras, educação, socialização e entretenimento. 

 

Em todo o mundo, estima-se que, em quatro anos, 30% das organizações do mundo terão produtos e serviços prontos para o metaverso. De olho nas oportunidades, empresas dos mais diversos segmentos econômicos estão apostando nessa novidade.

 

Confira, a seguir, como o metaverso pode ser útil ao setor de saúde. 

Gamificação 

Os jogos devem permanecer como destaques no metaverso. Recursos como competições coletivas e recompensas podem ajudar a divertir, motivar e promover a mudança de comportamento nas pessoas, rumo a uma vida mais saudável. A gamificação deve proporcionar experiências imersivas para a saúde, além da possibilidade de monitorar dados de performance. 

Cirurgias 

A realização de planejamentos cirúrgicos com apoio de realidade virtual tem se tornado uma prática rotineira para diversas especialidades médicas, com o intuito de acelerar a recuperação e reduzir o risco de complicações. Com o metaverso, há espaço para expansão das tecnologias com esse fim.

 

Leia também o artigo Metaverso: entenda o que é e porque merece a sua atenção. 

Emagrecimento 

A obesidade é uma das ameaças à saúde pública atualmente, devido a uma série de fatores, entre eles, a inatividade e os outros hábitos de vida. Para perder peso, é preciso uma abordagem integrada, combinando dados pessoais, reforço social, psicologia positiva e esforço físico. Nesse sentido, o metaverso pode ser o recurso que os médicos para tornar os resultados mais visíveis aos olhos dos pacientes. 

Fisioterapia 

A medicina de reabilitação e a fisioterapia vêm proporcionando mais qualidade de vida e longevidade, além de reduzir a necessidade de hospitalizações e uso de medicamentos. Os fisioterapeutas têm um campo vasto a explorar no metaverso, se conseguirem eliminar obstáculos relacionados a custo e acesso. 

Saúde mental 

Os aplicativos voltados à saúde mental estão conquistando cada vez mais pessoas. O desafio agora é combinar presença pessoal e conexões sociais com dados e inteligência, de forma a tornar o metaverso um lugar mais empático. 

Simulação 

As instituições de ensino superior terão um novo campo para práticas, com a possibilidade de realizar treinamento para cirurgias e estudos de anatomia e fisiologia, utilizando tecnologias ainda mais avançadas para simulações. 

 

Abrace a evolução 

Diariamente, segmentos econômicos como serviços financeiros e tecnologias estão avançando na exploração do metaverso e a área da saúde alcança rapidamente para alcançá-los. Esteja preparado para lidar com novas realidades, tecnologias e abraçar oportunidades.

 

Dê início à sua jornada de evolução profissional com a tradição de uma instituição como a UNESC, que, há 54 anos, desenvolve talentos e profissionais para saúde, negócios e demais áreas do conhecimento. 

 

Venha para a UNESC Digital e potencialize seu conhecimento para atuar nos mais diversos cenários do setor e frente a potenciais necessidades dos pacientes. Conheça nossos cursos de pós-graduação voltados à área da saúde

Comentários