content

Microbiologia: uma área de grande destaque na pandemia

No mundo todo, o assunto do momento é a pandemia da Covid-19. E tem como ser diferente?

 

Primeiramente, quando o Sars-CoV-2 (vírus causador da doença) surgiu, ele ainda era desconhecido entre os especialistas. E foi a busca incessante por respostas que fez com que uma das áreas da biologia ganhasse grande destaque: a microbiologia. 

 

Assim, quando microbiologistas do mundo inteiro se reuniram para estudar e entender como o coronavírus ataca o organismo, esses profissionais ganharam grande destaque no mercado e se tornaram os porta-vozes durante esse momento pandêmico. 

 

Atualmente, são eles que apontam o que funciona ou não na prevenção da doença e o que deve ser feito para combater a disseminação do vírus. Você já deve ter acompanhado algum deles em entrevistas nos grandes jornais pela televisão.

 

Afinal, do que se trata exatamente essa área que ganhou grande destaque em menos de dois anos? Quer entender um pouco mais? Então essa leitura é para você.

 

O que é a microbiologia? 

Pra começar, o termo microbiologia vem do grego mikros, que significa pequeno e bio e logos, “estudo da vida”. Assim, a microbiologia é o ramo da ciência que estuda os microrganismos, ou melhor, os seres vivos minúsculos que só podem ser vistos pelos humanos por meio do microscópio.

 

Portanto, essa é uma das áreas da biologia que pesquisa todos os aspectos dos microrganismos, ou seja, o modo de vida, a fisiologia, o metabolismo, e as relações com o meio ambiente e demais espécies. E surgiu da busca pelo entendimento de doenças que surgiam e de que forma elas atacavam e eram transmitidas pelo organismo.

 

Desse modo, com o passar do tempo, novas descobertas foram sendo feitas e a microbiologia ganhou diversas áreas de estudo. Algumas delas são: 

 

Microbiologia farmacêutica

Estuda os microrganismos relacionados à produção de medicamentos.

 

Microbiologia médica 

Pesquisa os organismos vivos minúsculos e sua relação com a imunologia no controle e prevenção de doenças.

 

Microbiologia de alimentos

Estuda os microrganismos que habitam e contaminam os alimentos.

 

Microbiologia ambiental

Analisa de que forma os fungos e bactérias agem na decomposição, tanto de matéria orgânica quanto de elementos químicos da natureza.

 

Microbiologia microbiana

Engloba pesquisas relacionadas à manipulação genética e molecular dos organismos.

 

A importância da microbiologia para o controle das grandes doenças

Resumindo, com a microbiologia foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos. Sendo assim, o estudo dos microrganismos foi de extrema importância para descobertas de causas e formas de transmissão de doenças, além de métodos preventivos como vacinas, medicamentos e soros.

 

Por outro lado, a microbiologia teve papel importante também para a tecnologia de alimentos: nos processos de conservação e fermentação dos produtos alimentícios. Além disso, ajudou a evitar patologias nos animais e permitiu a conservação de fatores biológicos e uma degradação menor do solo, fator de extrema importância para a evolução dos seres vivos que compõem o planeta.

 

Já a respeito das grandes doenças, a microbiologia auxilia até hoje no melhor entendimento das características de vírus e doenças. No caso da Covid-19, o estudo permitiu ter a ciência de que o vírus estaria presente em micropartículas expelidas pelas pessoas ao tossir ou ao falar. Essa descoberta fez toda a diferença para encontrar uma das formas mais comuns de combate à pandemia hoje: o uso das máscaras. 

 

Para ler

E aí? Viu como essa área de estudo é fundamental? E quem carrega um pouco dessas descobertas e histórias são os livros de microbiologia, essenciais na formação. 

 

Pensando nisso, separamos 5 principais obras sobre microbiologia para você que está em busca de informações sobre o tema. Confira: 

 

  1. 1- Microbiologia, dos autores Gerard Tortora, Berdell Funke e Christine Case;
  2. 2- Burton Microbiologia para as Ciências da Saúde, dos autores Paul Engelkirk, Janet Duben-Engelkirk e Gwendolyn Burton;
  3. 3- Microbiologia Médica e Imunologia, de Warren Levinson;
  4. 4- Microbiologia – Aspectos Morfológicos, Bioquímicos e Metodológicos, de Clabijo Mérida Salvatierra;
  5. 5- Microbiologia Médica Básica, de Patrick Murray.

 

Torne-se um especialista de destaque na saúde

Você sabia que a UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da saúde? Evolua profissionalmente com uma das melhores universidades do país.

 

Conheça nossas opções de cursos:

Pós-graduação em Gestão, Governança e Tecnologias em Saúde

Pós-graduação em Treinamento Físico: Biomecânica, Metodologia e Prática

Pós-graduação em Enfermagem e Assistência: Urgências, Emergências, APH e UTI

Pós-graduação em Saúde Pública e Atenção Primária à Saúde

Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC): metodologia e prática clínica

 

UNESC Digital: você nunca aprendeu assim.

Comentários