content

Educação: descubra os impactos da tecnologia 5G na área

Em novembro do ano passado, o Brasil realizou a licitação da nova tecnologia móvel, dando um passo definitivo para a disponibilização de redes 5G no país. O recurso promete ser um grande salto tecnológico, trazendo benefícios para muitas áreas, incluindo a educação.

 

Dessa forma, esse tipo de tecnologia pode trazer diversas oportunidades para inovar o sistema de ensino, como tornar a educação mais acessível, por exemplo.

 

Segundo um levantamento realizado pela Pearson, 59% dos entrevistados da Geração Z acreditam que a tecnologia poderá transformar a forma como os alunos aprendem no futuro. Nesse sentido, o 5G procura melhorar as aulas de forma que o ensino seja mais interessante para o estudante.

 

Continue a leitura do artigo e saiba como a tecnologia 5G poderá impactar a educação.

 

 

Globalização da internet no ensino

 

Conforme falamos anteriormente, a tecnologia pretende proporcionar mais acessibilidade para os estudantes. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostra que o acesso à internet na educação ainda é desigual: 98,4% das instituições particulares estão conectadas. Já em escolas públicas, o percentual vai para 83,7%, o que significa que são 4 milhões de alunos sem conexão.

 

Porém é estimado que seja realizado um investimento de R$7,6 bilhões das operadoras para levar internet a escolas públicas, segundo uma matéria divulgada pelo portal G1.

Novas tecnologias para a educação

 

O ensino híbrido vem se tornando uma realidade em todo mundo, pois consegue promover a união do online e offline como um plano pedagógico. Com a chegada do 5G, será mais fácil proporcionar uma experiência de ensino mais profunda. Por exemplo, os estudantes poderão baixar apps durante as aulas para realizar atividades propostas.

 

 

Será possível também expandir a eficiência de métodos como a realidade aumentada ou virtual, possibilitando aulas mais imersivas. Em outras palavras, os alunos poderão ter acesso a momentos históricos ou até mesmo estudar sobre partes do corpo humano de forma mais realista.

 

 

Além disso, é possível usar a Inteligência Artificial para personalizar o ensino dos alunos, auxiliando o professor durante o mapeamento dos pontos fortes e as maiores dificuldades de seus alunos. Dessa forma, os novos recursos poderão tornar as aulas mais dinâmicas, possibilitando maior engajamento entre os estudantes e qualidade de ensino.

 

 

Esteja apto para as mudanças da educação no Brasil

 

Seja um especialista capaz de acompanhar as tendências do mercado educacional, desenvolva habilidades essenciais e saiba como as tecnologias educacionais podem gerar diferentes metodologias de ensino. Conheça o curso de pós-graduação em Educação 5.0: inovação e estratégias ativas da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida.

 

 

Conheça nossa metodologia exclusiva e descubra porque nossos alunos de Pós e MBA estão entre os mais satisfeitos do mercado. Matricule-se.

Comentários