content

Educação: saiba quais são as principais tendências para 2022.

Educação 5.0, ensino personalizado e híbrido: essas são algumas das tendências educacionais para 2022. Entender como funciona cada uma delas é fundamental para se adaptar às novas metodologias da área que exige e vai exigir cada vez mais de alunos, professores e instituições de ensino.

A pandemia do Covid-19 e seus efeitos aceleraram as inovações que já estavam sendo estudadas no âmbito educacional. Hoje não existe mais dúvida de que o futuro da educação é a tecnologia. Nesse sentido, muitos formatos que tivemos que nos adaptar no último ano, mostraram-se viáveis e altamente eficiente

 

É o que mostra um levantamento realizado pela Humus Connect, consultoria especializada no desenvolvimento de profissionais de Instituição de Ensino, que mapeou as principais tendências da transformação digital na educação. Continue a leitura e confira:

 

Educação 5.0

Esse conceito corresponde ao uso da tecnologia no processo pedagógico dos alunos, promovendo uma interação saudável entre aluno, professor e sala de aula.

 

Nesse sentido, o processo de transformação digital na educação deve ser bem formulado, principalmente, na construção dos currículos escolares e na formação de professores.

 

Habilidades criativas e comportamentais são fundamentais para estimular o desenvolvimento de maior autonomia nos alunos. Ou seja, os educadores devem formar estudantes que sejam capazes de colaborar com a própria educação utilizando a tecnologia como apoio para um ensino personalizado.

 

Ensino Personalizado

A personalização de ensino é uma estratégia que usa a tecnologia para considerar as características individuais de aprendizagem de cada aluno.

 

Em um currículo personalizado, as aulas não são lineares como no formato tradicional. Dessa forma, os alunos têm inúmeras oportunidades de participar de diferentes trilhas de conhecimento. Em outras palavras, o estudante deve ter possibilidades, como por exemplo, poder adaptar um programa ao seu jeito e ter a abertura para negociar com o educador formatos mais eficientes de estudo.

 

Além disso, as tecnologias educacionais apropriadas possibilitam a mensuração dos conteúdos e interação dos alunos e, a partir desses dados, é possível adaptar a linguagem ou a matéria ao perfil de cada estudante.

 

Ensino Híbrido

O ensino híbrido foi um dos assuntos mais discutidos no último ano e ele veio para ficar. O formato, que foi adotado de forma emergencial por instituições de ensino, terá um protagonismo ainda maior no cenário pós-pandemia.

 

Com o avanço do uso de tecnologias educacionais, a tendência é que essas mudanças sejam adaptadas à realidade de cada instituição de ensino. Por exemplo, ficam em evidência três modelos possíveis nas estratégias adotadas: mais presencial, meio a meio ou totalmente online.

 

Para essa mudança acontecer, é preciso que as escolas repensem as combinações dos ambientes escolares e como ocorre a integração dos alunos nas áreas online e presenciais.

 

A educação do futuro está baseada na tecnologia

A transformação digital na educação veio para facilitar o dia a dia dos profissionais, além de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos. Com as metodologias integradas à tecnologias educacionais adequadas, é possível desenvolver ambientes de aprendizado personalizados, otimizando a comunicação entre diretores, professores e alunos.

 

Torne-se um especialista com habilidades de inovação a partir de tecnologias educacionais para diferentes metodologias de ensino. Conheça o curso de Pós-graduação em Educação 5.0: inovação e estratégias ativas da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida.

 

Conheça nossa metodologia exclusiva e descubra porque nossos alunos de Pós e MBA estão entre os mais satisfeitos do mercado.

Comentários