content

Como a Tecnologia se alia à Medicina para promover tratamentos menos invasivos

Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, ela tem sido cada vez mais presente em nosso dia a dia. Seja na aviação, informática e, principalmente, na medicina.

Desde novos medicamentos, cirurgias robóticas, produção artificial de células humanas, surgiram para ajudar e oferecer um tratamento de saúde mais integrado, eficiente e menos invasivo para os pacientes. Este investimento para o avanço da área da saúde é fundamental, pois auxilia até em diagnósticos precoces de doenças. 

 

Ou seja, com a facilidade dos equipamentos de diagnósticos por imagem, por exemplo, seria improvável investigar áreas internas do corpo humano sem realizar uma cirurgia, o que geralmente representa um maior risco à saúde.

 

Portanto, graças a esses avanços, a medicina evoluiu e pode ser desenvolvido técnicas de combate a doenças que, antigamente, provocaram tragédias ao levar pacientes à morte.

 

Novas descobertas:

Recentemente chegou no Brasil uma tecnologia para tratamento da musculatura. Chamada de HIFEM (High-intensity Focused Electromagnetic) ela proporciona a hipertrofia e hiperplasia da musculatura da região do abdômen.  Esta tecnologia pode ser relacionada ao fortalecimento da musculatura para pacientes com síndrome pós-covid, auxiliando na reabilitação muscular após longos períodos de internação. 

 

Além disso, com a evolução da tecnologia, hoje é possível termos consultas à distância, por meio da Telemedicina, que foi muito usada por conta da pandemia do Covid-19. Este tipo de consulta proporciona um atendimento ágil para os pacientes, facilita o acesso à saúde e auxilia na superlotação dos estabelecimentos de saúde. Mas é claro, que tudo isso só é possível com a utilização de plataformas e programas com uma excelente segurança de dados que foram desenvolvidas exclusivamente para este tipo de atendimento. 

 

Tecnologias que já são usadas na saúde:

Contudo, muitos desses avanços já são realidade em muitos centros de saúde hoje, confira:

 

Data Science: Permite o armazenamento seguro de dados de pacientes. Desta forma, é possível criar painéis intuitivos que disponibilizam informações em tempo real de enfermos, possibilitando a tomada de decisões de forma rápida e assertiva. 

 

Machine learning: É uma área de inteligência artificial que permite que os computadores aprendam de forma automática. Serão armazenados uma grande quantidade de dados, como por exemplo, diversos resultados de exames de pacientes. Ou seja, este tipo de ferramenta ajuda o profissional da saúde a dar diagnósticos e tratamentos mais precisos.

 

Torne-se um especialista de destaque na saúde

Você sabia que a UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da saúde? Evolua profissionalmente com uma das melhores universidades do país. Confira nossos cursos de pós-graduação.

 

Conheça nossas opções de cursos:

 

 

UNESC Digital: você nunca aprendeu assim.

Comentários