Quem nunca usou o YouTube para buscar informações sobre um determinado produto ou até mesmo se interessou por algum serviço que viu através do Instagram?
Segundo uma pesquisa realizada pela Qualibest em parceria com a Spark, mostra que 76% dos entrevistados já compraram algo por meio de indicação de influenciadores digitais.
Você já ouviu falar deles? Continue a leitura e saiba mais sobre esse público.
Eles são, de modo geral, pessoas que possuem um determinado público que os acompanha na internet, seja pelo Instagram, YouTube ou Facebook. Os nanoinfluenciadores formam uma “subcategoria” dentro do mundo dos influenciadores digitais, porque eles têm uma audiência reduzida.
Ou seja, são considerados nanoinfluencers os perfis com, no mínimo, mais de mil seguidores e um bom engajamento com o seu público.
Isso porque existem categorias de influenciadores com base no seu número de seguidores. Por exemplo, para ser considerado um megainfluenciador, ele precisa ter mais de 1 milhão de seguidores; enquanto os macroinfluenciadores, mais de 500 mil. Já os microinfluenciadores são aqueles com mais de 10 mil.
Nesse sentido, são considerados nanoinfluencers perfis que possuem, no mínimo, mais de mil seguidores e um bom engajamento com o seu público.
O número pode até chamar a atenção, mas o que torna uma pessoa influente é o tipo de conteúdo produzido e, principalmente, o engajamento que tem com o seu público. Geralmente, esses influenciadores apresentam um público-alvo mais segmentado e ativo, pois suas publicações “ajudam” seus consumidores de alguma forma.
Dessa maneira, como costumam conhecer bem o seu público, os nanoinfluenciadores passam a ter um impacto mais assertivo, ainda que sútil, perante seus seguidores. Afinal, eles confiam e dão valor ao que está sendo indicado.
Hoje os consumidores estão cada vez mais exigentes com os serviços e produtos oferecidos por grandes marcas. Eles buscam a opinião de pessoas próximas como fonte de informação antes de consumir algum tipo de mercadoria. Afinal, os clientes procuram identificação com os propósitos de uma marca.
Portanto, apostar nesse tipo de estratégia de marketing de influência, aumentará as chances de conversão do público, além de deixar sua audiência mais segmentada. Quando um nanoinfluenciador recomenda um produto, sua indicação repercute quase como um conselho de amigo, pois possuem mais comprometimento com o seu público.
Em resumo, o consumidor valoriza experiências humanizadas e não artificiais, que pareçam apenas uma venda. Tê-los como parte da estratégia passa mais credibilidade ao apresentar um produto ou serviço.
Mergulhe em um universo de possibilidades em uma das melhores universidades do Brasil, a UNESC Digital. Conheça o curso de pós-graduação em Marketing, Branding e Experiência Digital, tornando-se um especialista em utilizar as mais variadas técnicas de marketing, pricing e branding a serviço das marcas e dos resultados.
Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses e sem entrega de Trabalho de Conclusão de Curso. Ideal para você que não tem tempo a perder.
Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida.
UNESC Digital: o melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.