content

Saúde: principais tendências de tecnologia para a área em 2022

Sabemos que, nos últimos anos, a tecnologia transformou diversos setores da economia, digitalizando processos e tornando mais dinâmico o dia a dia de muitos profissionais. E a área da saúde não ficou de fora dessa mudança. Com a disseminação do coronavírus pelo mundo, atualização em práticas hospitalares e clínicas foi acelerada.

 

Muitas tendências de tecnologia surgiram na área. Aplicação de Inteligência Artificial (IA), realização de atendimentos via telemedicina e implementação de novas ferramentas digitais para facilitar nos diagnósticos dos pacientes estão entre as novidades.

 

Pensando nisso, separamos as principais inovações na Saúde. Continue a leitura do nosso artigo e saiba mais.

 

Telemedicina

 

A medicina a distância veio para ficar. É o que mostra um estudo realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi), no qual aponta que os atendimentos na área aumentaram 73% em dois anos. Esse aumento é uma confirmação positiva a respeito do uso da telemedicina pelos pacientes.

Uma das áreas que teve alto crescimento no uso dessa modalidade é a Psicologia. Como solução à necessidade de isolamento, esses profissionais passaram a realizar suas sessões online, mantendo os atendimento mesmo sem contato físico.

 

 

IoMT

 

 

A Internet das Coisas (IoT), quando combinada com a telemedicina, recebeu a derivação “Internet das Coisas Médicas”, que tem como função monitorar e prevenir doenças crônicas a partir do uso de wearables que funcionam como monitores portáteis de frequência cardíaca, permitindo que os profissionais da saúde acompanhem seus pacientes de forma remota.

 

 

Inteligência Artificial

 

A grande aposta da área é o uso da IA aliada à análise preditiva, segundo divulgou a revista Forbes. Antes, a inteligência artificial era usada pelos médicos somente para revisar situações passadas de um paciente. Porém, com a análise preditiva, será possível estimar as chances de um resultado futuro com base em padrões observados em dados registrados dos usuários. Esse avanço possibilitará um apoio durante cenários de tomada de decisão dos profissionais da saúde aos pacientes que estão em atendimento.

 

 

Realidade virtual

 

 

Para os próximos anos, o aprendizado de profissionais da saúde terá uma ajuda fundamental da tecnologia. Segundo o relatório Future Of Healthcare Report, a Realidade Virtual será fundamental para simular campos cirúrgicos e diversos cenários para proporcionar uma experiência real aos estudantes.

 

 

Seja um profissional de destaque na área da saúde

 

 

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza e esteja preparado para os mais diversos cenários da área da saúde. A UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da saúde. Evolua profissionalmente com uma das melhores universidades do país.

 

Conheça nossos cursos de pós-graduação:

 

 

Pós-graduação em Gestão, Governança e Tecnologias em Saúde

Pós-graduação em Treinamento Físico: Biomecânica, Metodologia e Prática

Pós-graduação em Enfermagem e Assistência: Urgências, Emergências, APH e UTI

Pós-graduação em Saúde Pública e Atenção Primária à Saúde

Pós-graduação em Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria em serviços de saúde

Pós-graduação em Enfermagem e Assistência: Urgências, Emergências, APH e UTI.


UNESC Digital: você nunca aprendeu assim. Matricule-se.

Comentários