content

Inteligência artificial na saúde: como essa tecnologia tem ajudado a salvar vidas?

No último ano, o avanço da tecnologia tomou proporções gigantescas, que impactou diversas áreas, inclusive a saúde. Um exemplo disso, é o uso da inteligência artificial (IA) que está trazendo benefícios para diversos setores da área. 

 

Assim, foi possível unir diversas inteligências de novos equipamentos com a medicina, facilitando ainda mais a qualidade dos atendimentos e diagnósticos oferecidos aos pacientes. Com essa tecnologia na saúde, os métodos realizados vão se tornando mais eficientes, podendo até, diminuir os custos das operações em hospitais, consultórios e clínicas. 

 

Portanto, a inteligência artificial se tornou uma grande promessa para aprimorar ainda mais nos processos de atendimento, por conta disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, no final de junho deste ano, um relatório com orientações sobre a ética no uso da IA na saúde. Segundo a OMS, a adoção da tecnologia em processos relacionados à saúde tem o dever de ser segura, transparente e responsável. 

 

Quais os benefícios da IA para a área da saúde?

Primeiramente, o uso da inteligência artificial na saúde procura facilitar os processos dos profissionais da área, tanto para otimizar procedimentos quanto para diagnosticar os pacientes. Ou seja, é por conta desse suporte à saúde, que o uso dessa inteligência tem um projeção de até 2025 movimentar mais de 34 bilhões de dólares no setor. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Artificial Intelligence for Healthcare Applications, uma consultoria internacional especializada em pesquisas de mercado. 

 

Como a coleta e o processamento de dados é feito de forma instantânea, hoje é possível usar softwares que procuram por doenças de acordo com os sintomas e histórico de saúde do paciente. O que facilita o profissional na hora de diagnosticar possíveis doenças, evitando erros médicos.

 

Além disso, procedimentos médicos com robôs já estão sendo realizados, que foram pensados e desenvolvidos para trazer mais segurança e precisão em cirurgias e em outros processos. Um exemplo disso, é uma tecnologia que foi trazida de Israel e que tem facilitado no processo de triagem de tomografias de crânio que serve para identificar hemorragia intracraniana, onde o robô faz uma análise dos exames em poucos segundos e armazena as informações em bancos de dados. 

 

Nesse sentido, com o uso da IA em hospitais, é possível identificar e notificar em tempo real o corpo médico ou a instituição sobre mudanças no estado de saúde de um paciente. Consequentemente, o corpo médico pode registrar e atualizar o prontuário de maneira mais precisa, além de poder demandar atendimento de emergência, caso seja necessário. 

 

Torne-se um especialista de destaque na saúde

A UNESC Digital conta com um portfólio de cursos de pós-graduação e MBA voltados para a área da saúde. Evolua profissionalmente com uma das melhores universidades do país. Confira nossos cursos de pós-graduação.

 

Conheça nossas opções de cursos:

Pós-graduação em Gestão, Governança e Tecnologias em Saúde

Pós-graduação em Treinamento Físico: Biomecânica, Metodologia e Prática

Pós-graduação em Enfermagem e Assistência: Urgências, Emergências, APH e UTI

Pós-graduação em Saúde Pública e Atenção Primária à Saúde

 

 

UNESC Digital: você nunca aprendeu assim.

Comentários