content

Técnica Feynman: Um jeito simples de aprender

Encontrar novas maneiras de aprender e adquirir conhecimento é uma forma de investir em si mesmo e na sua evolução profissional. Além disso, é um impulso para a construção de novos hábitos e um estímulo para o lifelong learning. E para isso a Técnica Feynman ajuda a aprender sobre qualquer assunto.

 

Ao realizar um curso de pós-graduação ou MBA, por exemplo, somos estimulados por diferentes métodos e estilos de aprendizado. A UNESC Digital possui uma metodologia ágil e 100% online.

 

Os cursos contam com obras conceituadas e de autores renomados em seu currículo, disponibilizadas em resumos escritos, em áudio ou até mesmo no formato mind maps. Tudo isso, facilita aos alunos uma melhor compreensão dos tópicos abordados ao longo do curso.

 

Aprenda a construir o seu mind map, a maneira perfeita de organizar ideias

 

Sem dúvida, a forma como  escolhemos aprender é extremamente pessoal. Para isso, existem diferentes técnicas para obter uma melhor compreensão na hora dos estudos.

 

A Técnica Feynman é uma delas. Desenvolvida pelo ganhador do Prêmio Nobel de Física, Richard Feynman, essa tática consiste em alcançar a compreensão absoluta de um determinado assunto com a ajuda de 4 passos bem simples. 

 

Para Feynman, existem dois tipos de sabedoria: aquela focada em saber apenas o nome de algo e outra focada em realmente saber algo. 

 

No artigo de hoje, vamos descobrir quais são esses passos e como colocá-los em prática. Vamos nessa?

 

Passo 1 - Escolha um assunto ou conceito

No primeiro passo, escolha um assunto de sua preferência e faça anotações sobre tudo o que sabe sobre ele, utilizando um vocabulário básico e criando conexões simples de compreender.

 

Passo 2 - Ensine-o como se estivesse ensinando para uma criança

Nessa etapa, a ideia é realmente ensinar o que foi aprendido - mesmo que você não tenha um público para isso. O importante é fazer isso da forma mais simples possível, como se estivesse tentando explicar o assunto para uma criança. 

 

Dessa forma, você consegue visualizar o que entendeu sobre o assunto e enxergar os pontos que ainda estão claros ou definidos. 

 

Passo 3 - Identifique as lacunas na sua própria compreensão

O passo 3 é a sua oportunidade para entender os buracos encontrados no seu próprio aprendizado. Aproveite essa etapa para revisitar a sua fonte de informação e entender o que ficou mal compreendido. Faça isso até obter a compreensão total de tudo que ficou em aberto.

 

Passo 4 - Revise e simplifique ainda mais

A etapa final consiste em revisar todas as informações reunidas e simplificá-las ainda mais, tornando a compreensão do assunto ainda mais clara e direta. O objetivo dessa etapa é organizar o conteúdo de uma forma que as informações sejam simples e fluídas.

 

Faça leituras em voz alta e avalie se as informações fazem sentido. Se por acaso a compreensão de algum tópico ainda estiver confusa, revisite esse ponto para obter o entendimento total do assunto. 

 

Aprender é uma experiência enriquecedora

O conhecimento é capaz de transformar. Faça parte dessa mudança.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários