content

Técnica Pomodoro: método promete transformar a sua produtividade

A técnica Pomodoro, foi criada em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, é um método de gestão de tempo, denominado assim em referência ao cronômetro de cozinha em forma de tomate (que significa “pomodoro” em italiano), que ele usava para finalizar suas tarefas dentro de um tempo estabelecido. 

O processo se baseia na criação de fluxos de trabalho divididos em blocos, de 25 minutos, com pequenos intervalos entre eles, que podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. 

 

Segundo o livro de Cirillo “The Pomodoro Technique”, o modo foi criado para utilizar o tempo como aliado para realizar o que queremos fazer e como queremos realizar. 

 

Assim, ao colocar em prática este método, é possível saber a quantidade de tarefas que são feitas, como também a qualidade delas, assim você conseguirá identificar o que pode estar atrapalhando na produção das tarefas diárias. 

 

Contudo, essa forma de melhorar o tempo de estudos ou tarefas, é indicada para profissionais, estudantes, concurseiros, entre outros, que não estão conseguindo se concentrar em suas atividades.

 

Como a técnica funciona

  • Faça uma lista com todas as suas tarefas pendentes.
  • Ajuste o cronômetro para 25 minutos.
  • Selecione uma tarefa e trabalhe nela sem distrações. 
  • Assim que o alarme tocar, verifique se completou a atividade. Se sim, risque ela da sua lista e faça uma pausa de 5 minutos (faça coisas que ajude a relaxar).
  • Após completar quatro blocos de 25 minutos de trabalho, faça uma pausa de 30 minutos. 

 

Além disso, toda vez que você for interrompido por alguma distração, Cirillo recomenda fazer uma anotação ao lado da atividade. 

 

Mind map: como organizar suas ideias

Quer encontrar o melhor método de organização para você? Confira nosso artigo sobre Mind Maps.

 

Você nunca aprendeu assim

Mergulhe em um universo leve e agradável de aprendizagem. Com os cursos de pós-graduação e MBA da UNESC Digital, em 6 meses, você poderá aprofundar seus conhecimentos em um formato 100% online e com uma metodologia exclusiva de aprendizado. 

Conheça nossos cursos e descomplique a sua evolução profissional.

Comentários