content

Tendências para 2022: o que esperar do mercado de trabalho

Após ter passado por grandes mudanças e transformações no último ano, o mercado volta seus olhares para 2022. E, com a chegada do último trimestre do ano, muitos profissionais começam a planejar o futuro e reavaliar os próximos passos da carreira. 

 

Neste cenário, as tendências que pareciam passageiras, vieram para ficar, abrindo possibilidades para que os profissionais possam desenvolver novas habilidades. Pensando nisso, separamos alguns insights sobre as novidades do mercado em 2022 para você se preparar. Confira!

 

Home office é preferência entre profissionais 

 

Segundo a Robert Half, consultoria especializada em recrutamento e seleção, que disponibilizou recentemente a edição anual do relatório Guia Salarial 2022, 76% dos profissionais entrevistados veem o trabalho à distância como um modelo de operação e não mais como um benefício eventual. 

 

Além disso, 38% afirmaram estar dispostos a procurar um novo emprego caso a empresa não esteja propensa a permitir o trabalho remoto. Por conta disso, segundo o relatório, fez com que 82% das empresas entrevistadas promovessem mudanças no pacote de benefícios para seus funcionários, como por exemplo: horários mais flexíveis, apoio psicológico e contribuições para o home office. 

 

Profissionais buscam oportunidades em outros países 

Contudo, como o home office se tornou essencial para os profissionais, novas possibilidades de trabalhos surgiram, como por exemplo, as ofertas por empregos em outras cidades ou até mesmo no exterior. Ainda segundo o relatório da Robert Half, 91% dos entrevistados afirmaram que gostariam de trabalhar remotamente em uma empresa de outra localidade do Brasil ou de outro país. Portanto, para as empresas, é fundamental reforçar seus planos de retenção e atração de novos talentos, tendo em vista as mudanças que o mundo passou no último ano. 

 

Áreas profissionais em destaque

Como sabemos, o cenário mundial do Covid-19  impactou a tecnologia, a forma que nos relacionamos, trabalhamos e, até mesmo, como consumimos certos conteúdos. Nesse sentido, o contexto profissional também sentiu essa consequência de diversas formas. 

O Guia de Carreiras apontou as áreas profissionais que estarão em alta no próximo ano. Confira:

 

  • Marketing Digital
  • Tecnologia
  • Saúde 

 

Habilidades mais valorizadas por recrutadores

E, para finalizar, é importante o profissional estar atento às habilidades mais valorizadas que os recrutadores visam em candidatos durante um processo seletivo. Fique atento e aumente as suas chances de contratação para o próximo ano.

 

  • Lifelong Learning (aprendizado contínuo)
  • Empatia e inteligência emocional
  • Comunicação clara e assertiva 
  • Proatividade

 

Invista no seu futuro profissional 

Adquira novas habilidades e esteja apto para o mercado de trabalho. Conheça os cursos de pós-graduação e MBA da UNESC Digital.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui.

Comentários