content

Black Friday 2022: 4 insights para a sua marca ter sucesso

Uma das maiores datas para o varejo mundial está chegando: a Black Friday. Sua marca está preparada para esse evento?

 

No Brasil, em 2021, o período rendeu bons resultados. Segundo dados da NielsenIQ|Ebit, no ano passado as vendas totalizaram R$ 4,2 bilhões, 5% a mais do que em 2020. Além disso, o pagamento em 10 vezes cresceu 2,4% em relação ao ano anterior.

 

Dessa forma, esses dados reforçam a importância das marcas investirem na data, sendo tão importante quanto o Natal. A Black Friday é realizada sempre na última sexta-feira de novembro. Neste ano, o evento irá ocorrer no dia 25. E, pela primeira vez, irá coincidir com a Copa do Mundo.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo UOL em parceria com a MindMiners, a data trará grandes oportunidades. O levantamento apontou que 62% dos entrevistados acreditam que irão comprar mais por conta do mundial. Portanto, é esperado que os consumidores passem mais tempo navegando em sites por smartphones. Ou seja, as compras online devem ser mais valorizadas.

 

Pensando nisso, separamos alguns insights para você aproveitar a ocasião e aquecer as vendas do seu negócio. Confira.

 

Leia também 4 dicas de Caito Maia para conquistar novos clientes.

 

1 | Prepare uma campanha

É necessário que você crie uma campanha específica para a Black Friday. Você pode, até mesmo, desenvolver uma pré-campanha para a data, antecipando ofertas e gerando visibilidade para os seus consumidores.

 

Essa ação pode tornar a sua marca mais reconhecida, podendo aumentar a sua base de clientes e atingir bons resultados nas vendas.

2 | Esteja presente nas redes sociais

É fundamental que as marcas estejam ativas nas redes sociais. Segundo um levantamento realizado pela Social Miner, em 2021 o uso dessas plataformas teve um aumento de 375,28% durante a Black Friday.

 

Por isso, este canal tem se tornado um dos queridinhos entre varejistas, ele ajuda a impulsionar as vendas durante o evento. Conforme o estudo, a internet foi o principal meio usado pelos consumidores que fizeram compras durante o período, enquanto 10% dos clientes optaram pelas lojas físicas. Entre os motivos para a escolha da internet está a facilidade de acompanhar os preços e a busca por variedade dos produtos.

 

Confira algumas formas de deixar sua empresa preparada para a ocasião.

 

  • Faça um planejamento de conteúdo para suas redes sociais;

  • Adote uma comunicação alinhada com o perfil do seu público;

  • Diversifique os canais que você irá publicar suas ações;

  • Aposte em vídeos curtos;

  • Prepare-se para apostar em canais de mídia paga e orgânica.

 

3 | Fortaleça seu estoque

Tenha em mente que a Black Friday é uma das principais datas para atrair e fidelizar clientes. Então, esteja preparado para este período. Se antecipe e garanta que você conseguirá corresponder a demanda. Analise o seu estoque, fale com fornecedores e deixe tudo alinhado para a data. Dessa forma, você evita atrasos nas entregas e evita reclamações.

 

4 | Crie uma jornada completa para o consumidor

Uma experiência ruim pode comprometer todo o seu trabalho. Então, fique atento. Desenvolva e teste todas as etapas de vendas que seu cliente irá vivenciar. Durante este período, a demanda de clientes estará alta. Procure padronizar o seu atendimento ao consumidor, isso vale para todas as frentes do seu negócio. Assim, você irá estabelecer um vínculo com o seu público.

 

Você pode se interessar pelo artigo 5 macrotendências que estão moldando o futuro do consumo.

 

Esteja por dentro das principais tendências do marketing

 

O mercado está em constante transformação, por isso comece desenvolvendo novas habilidades e esteja sempre em destaque na sua área de atuação. Conheça o curso de pós-graduação em Marketing, Branding e Experiência Digital da UNESC Digital, torne-se um especialista de destaque em áreas fundamentais como Branding e Desenvolvimento de Marcas.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, sem TCC, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Matricule-se.

Comentários