content

5 macrotendências que estão moldando o futuro do consumo

A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital nos negócios, ao mesmo tempo em que os consumidores se tornaram mais flexíveis quanto à adoção de determinados comportamentos e tecnologias.

 

Somente no primeiro semestre de 2020, cerca de 7,3 milhões de brasileiros passaram a comprar online pela primeira vez, segundo um levantamento do site Ebit e da empresa global Nielsen.

 

O contexto levou o consumidor a aderir a plataformas online para a compra de mantimentos e produtos dos mais variados tipos, expandindo as possibilidades do setor.

 

Mas o que ficou desse período? Será que ainda há oportunidades a explorar? Com a retomada das atividades presenciais, a consultoria PwC mapeou cinco tendências de consumo que estão moldando as relações e o futuro. Acompanhe a seguir. 

  1. A união do físico e do digital

Omnichannel é a primeira tendência apontada no estudo da consultoria. O termo é utilizado para representar a convergência no varejo, de forma que o consumidor não perceba diferença entre o mundo online e o offline.

 

A previsão é que a tecnologia siga avançando, estimulando mudanças rápidas e inovação, além de proporcionar experiências diferenciadas aos consumidores. A busca é por menos atrito nas relações com o mercado de varejo. Nesse contexto, o atendimento ganhará ainda mais relevância.

  1. Relevância da marca

O consumo consciente seguirá em alta, portanto, cada vez mais, o consumidor deve dar preferência às marcas que apresentam discurso, práticas e valores alinhados aos seus. Essa dinâmica também faz com que o cliente aumente suas expectativas em relação às marcas.

 

Além disso, devem se destacar marcas que possuam propósito claro, que respondam a questões ambientais, sociais e de governança, e expressem propostas de valor relevantes. E as mídias sociais seguirão com importante papel na construção da percepção e da reputação das marcas.

 

Você também pode se interessar pelo artigo SMarketing: saiba porque essa estratégia é necessária para a sua empresa.

  1. Cadeia de suprimentos digital

A mudança de comportamento dos consumidores estimula a transparência e a atitude responsiva. Com isso, o relatório da PwC prevê, ainda, que a cadeia de suprimentos do futuro irá operar de forma quase autônoma, tomando decisões “inteligentes” para se autorregular.

 

Tendências como compras omnichannel, múltiplos pontos de atendimento e questões geopolíticas aumentarão os desafios da cadeia de suprimentos. E, para garantir o gerenciamento eficaz, visibilidade de ponta a ponta será o requisito número um.

  1. Alimentação

Quando se trata de alimentação, a preferência dos consumidores se concentra em produtos mais saudáveis. Isso porque eles estão atentos a questões de transparência e sustentabilidade na cadeia de valor alimentar.

 

De acordo com o estudo, três tendências principais influenciarão o mundo da alimentação: produção com origem local, em massa e personalizada.

  1. ESG

Pressionadas pelo mercado, investidores e conselhos de administração, entre outros reguladores, as empresas devem intensificar o foco em iniciativas ambientais, sociais e governança corporativa (ESG, na sigla em inglês). Ações desse tipo tornam-se essenciais para que as marcas gerem valor a longo prazo.

 

A pesquisa também prevê a possibilidade de uma regulamentação para estimular ações baseadas nos princípios ESG, levando as empresas incorporarem metas associadas ao tema à cultura corporativa.

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza

Continue desenvolvendo as competências necessárias para potencializar marcas e suas relações com os consumidores. Conheça a pós-graduação em Marketing, Branding e Experiência Digital da UNESC Digital.

 

Aprenda a utilizar as mais variadas técnicas de marketing, pricing e branding a serviço das marcas e dos resultados. Explore a comunicação por múltiplos canais atingindo os públicos desejados, em uma universidade conceituada e reconhecida pelo MEC.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Venha para a UNESC Digital.

Comentários