content

E-commerce sustentável: mais uma inovação para negócios digitais

Cada vez mais conscientes em relação aos problemas climáticos, empresas e seus líderes têm pensando em soluções e estratégias para amenizar os impactos no planeta. Assim, a agenda ESG vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações, principalmente porque melhores práticas ambientais geram mais valor aos negócios.

 

Por isso, todos os tipos de empresa devem estar alinhados às práticas mais sustentáveis. Inclusive, as lojas virtuais. Um modelo que vem chamando atenção é o e-commerce sustentável. Continue a leitura e saiba mais sobre esse conceito e suas vantagens.

 

O que é o e-commerce sustentável?

É um modelo de negócio virtual que implementa ações para reduzir os impactos ambientais em suas atividades. Nesse sentido, o e-commerce sustentável procura utilizar recursos naturais durante o desenvolvimento de suas atividades de forma consciente.

 

Dessa maneira, para transformar a sua loja virtual é preciso reavaliar todos os processos que são desenvolvidos em seu negócio. Em outras palavras, é preciso ter controle desde as etapas internas quanto externas, até que o seu cliente receba o produto que a empresa oferece. Dito isto, fica mais viável planejar novas práticas que não agridam o meio ambiente. Confira algumas dicas para tornar o seu negócio virtual sustentável:

 

Uso de embalagens recicláveis:

Com a pandemia, as vendas pela internet cresceram mais de 27%, segundo dado apresentado pela Neotrust e divulgado pelo Jornal Estado de Minas. Sendo assim, o consumo de plástico e embalagens também aumentaram por conta desse novo estilo de consumo. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) aponta que, em 2020, houve um aumento de 28% na coleta de resíduos recicláveis domésticos. Uma forma de utilizar menos resíduos em seu negócio é optar por materiais reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis.

 

Faça parcerias com empresas sustentáveis:

Além de cuidar de seus processos, é fundamental que a sua empresa priorize parcerias com fornecedores que também realizam práticas ecológicas em seu negócio. Essa ação pode gerar mais valor ao seu negócio.

 

Priorize os processos logísticos menos poluentes:

A logística é um dos principais responsáveis pela emissão de gases que provocam o efeito estufa em excesso. Por isso, é essencial pensar em estratégias para diminuir esse impacto no meio ambiente. Por exemplo, investir em frete compartilhado.

 

Torne-se um especialista em sustentabilidade

Um estudo realizado pela NielsenIQ apontou que 66% dos consumidores priorizam empresas que investem em práticas sustentáveis. E o mercado carece de profissionais com domínio do assunto.

 

Conheça o curso de pós-graduação em Sustentabilidade: meio ambiente, organizações e negócios sustentáveis da UNESC Digital. Desenvolva habilidades como marketing verde, indicadores de sustentabilidade e educação socioambiental.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital. Matricule-se.

Comentários