content

Inteligência Artificial: da ficção à realidade

 

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa científica que busca, por meio de símbolos computacionais, produzir mecanismos que simulam a capacidade do ser humano de agir, pensar e, até mesmo, resolver problemas de forma inteligente.

 

Contudo, as especulações a respeito do assunto são bem antigas. Os estudos sobre a área tiveram início durante a Segunda Guerra Mundial, quando foram desenvolvidos computadores para executar tarefas mais complexas. Por conta disso, o período ficou conhecido como um acelerador do desenvolvimento tecnológico para a época.

 

 

Com o passar do tempo, a tecnologia ganhou mais visibilidade, principalmente nos últimos dois anos, dando mais força para a IA. O seu desenvolvimento possibilitou o avanço de diversas áreas, otimizando processos e facilitando o dia a dia de muitas profissões. Prova disso foi o grande avanço que essa ciência teve, podendo analisar de forma mais precisa o comportamento humano.

 

 

Você pode se interessar pelo artigo Inteligência Artificial é aposta para construir melhores experiências para o cliente.

 

 

Dito isto, a pergunta que fica é: a inteligência artificial pode dominar o mundo? Em 2001, a trama de Steven Spielberg, “A.I.: Inteligência Artificial”, foi lançada nos cinemas e idealizou um futuro que, na época, parecia muito distante. Mas hoje não é tanto assim. A obra cinematográfica mostrou o desenvolvimento de máquinas inteligentes que eram capazes de servir os humanos. Dentre elas, o primeiro menino-robô capaz de ter sentimentos reais.

 

 

Em junho deste ano, o que era ficção pareceu ter se tornado uma realidade. Um engenheiro do Google ganhou notoriedade ao afirmar que a Inteligência Artificial da empresa se tornou senciente. "Se eu não soubesse exatamente o que era, que é este programa de computador que construímos recentemente, eu pensaria que era uma criança de 7 ou 8 anos, que por acaso sabe sobre física", disse o profissional em entrevista para o jornal norte-americano Washington Post. No entanto, o Google afastou o profissional da companhia e negou as afirmações feitas pelo engenheiro.

 

 

Apesar da tecnologia ter avançado nos últimos anos, hoje, o mundo ainda não se tornou tão tecnológico como nas telinhas do cinema. Porém, não podemos negar a importância dessa inteligência em nossas vidas e, por conta disso, ela está entre as principais tendências do futuro do mercado e da sociedade para os próximos anos.

 

Tendências em IA, segundo estudo

Dessa forma, um relatório desenvolvido pelo Future Today Institute, empresa especializada em consultoria e estudos sobre tecnologia, mostra o que podemos esperar para o futuro tecnológico no mundo, em setores como: pesquisa, criatividade, saúde e negócios. Continue a leitura do artigo e saiba mais.

 

 

1 | Produção de conteúdo em conjunto com a IA

Com a Inteligência Artificial é possível criar textos de forma automática, segundo o estudo. Apesar disso, os especialistas alertam para a facilidade em criar fake news e, até mesmo, sobre a possibilidade de falsificar documentos oficiais.

 

 

2 | Criação de medicamentos

Já existem testes usando a IA como forma de criar remédios a partir da tecnologia. Em tal caso, é feito um processamento de dados que é possível detectar padrões de uma maneira mais rápida que um humano conseguiria, além de ser capaz de criar tratamentos adaptados para a necessidade de cada paciente.

 

 

Leia também Inovação em saúde: cresce o número de healthtechs no Brasil.

 

 

3 | Upgrades no Machine Learning

Hoje, empresas que buscam agilidade nos seus processos estão usando softwares abertos que operam com pouco ou nenhum tipo de código. Essa mesma lógica está sendo usada para melhorar o machine learning, que pode ser usado como um facilitador na rotina de muitas profissões.

 

 

4 | Reconhecimento de emoções por ondas de rádio

Segundo o estudo, uma tecnologia usada por redes neurais e IA,pode ser capaz de identificar mudanças cardíacas. Dessa forma, ela pode prever o estado emocional de um ser humano. Esse recurso poderá ser usado na medicina, focando no bem-estar do paciente.

 

Destaque-se no mercado com as principais tendências da tecnologia

 

Adquira novas habilidades e esteja apto para o mundo digital. Desenvolva conhecimentos essenciais sobre Big Data, tecnologias, cibersegurança, aplicações e soluções por meio de dados.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

 

Conheça nossos cursos:

 

Pós-graduação em Desenvolvimento Fullstack de Sistemas Modernos para Nuvem (Cloud Native).

Pós-graduação em Tecnologia, Ciência de Dados e Transformação Digital.

Pós-graduação em User Experience (UX) e design de experiências.

Pós-graduação em Gestão, Governança e Tecnologias em Saúde.

 

 

 

UNESC Digital: você nunca aprendeu assim. Matricule-se.

Comentários