content

Machine Learning: tudo que você precisa saber para implementar no seu negócio

Algumas tecnologias são tão discretas que já fazem parte da nossa rotina e, às vezes, nem percebemos que elas estão ali. É o caso do machine learning, um conceito que está ligado à inteligência artificial (IA).

 

Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre essa inteligência. 

 

Entenda o que é machine learning

 

Traduzido para o português, o termo significa “aprendizado de máquina”. A palavra foi usada pela primeira vez pelo cientista Arthur Lee Samuel, na década de 1950. Na ocasião, ele desenvolveu o software Game of Checkers, que é considerado a primeira evidência de inteligência artificial. 

 

Dessa forma, a tecnologia se refere à capacidade dos computadores de aprender de forma autônoma, a partir de interações com usuários. Com base em algoritmos, a IA possibilita que os computadores interpretem dados e tomem decisões a partir das informações fornecidas. Nesse sentido, é por meio do processamento de dados como imagens, por exemplo, que as máquinas começam a aprimorar seus processos e tarefas executadas. 

 

Por conta de todos esses processos, existem diferentes tipos de machine learning. Confira:

 

  • Aprendizado supervisionado: a máquina recebe informações que mostram quais dados estão corretos ou errados. O sistema aprende a fazer comparações e, então, consegue fornecer respostas com base nos exemplos que ele aprendeu. 
  • Aprendizado não-supervisionado: aqui o sistema se comporta por si só, o computador não recebe a informação para o problema. Ou seja, cabe ao equipamento identificar os padrões e características em comum com os dados inseridos. 
  • Aprendizado semi-supervisionado: O sistema recebe os dois tipos de dados, os rotulados e não-rotulados, que irão ajudar o computador a definir um destino para a solução do problema.
  • Aprendizado por reforço: é utilizada a lógica da “tentativa de erro”. Dessa forma, o computador não recebe nenhum dado. O sistema irá aprender com base na experiência, ou seja, com os próprios erros.

Usando machine learning para os negócios

 

Como vimos, se usada de forma correta, a tecnologia pode automatizar processos, medir riscos e, até mesmo, aumentar a lucratividade dos negócios. Um exemplo disso, é a possibilidade de descobrir padrões na interação com os consumidores e melhorar o atendimento dos clientes de uma marca. Confira mais benefícios:

 

  • Medir riscos de maneira mais eficiente;
  • Aperfeiçoar a personalização de anúncios;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Detectar tendências dos usuários;
  • Identifica possíveis ataques cibernéticos.


Invista nas principais tendências da tecnologia

 

Adquira novas habilidades e esteja apto para o mundo digital. Conheça a pós-graduação em Tecnologia, Ciência de Dados e Transformação Digital da UNESC Digital e entenda como aplicar a inteligência artificial nos negócios.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários