content

Tendências para 2023: o que esperar do mercado de trabalho?

A flexibilidade se configurou como um dos temas mais valorizados do mercado durante este ano, isso se deve às transformações globais em decorrência da covid-19.

 

Novos cenários começaram a surgir, principalmente em circunstância da pós-pandemia. Por isso, é preciso estar preparado para o futuro do trabalho em 2023.

 

Pensando nisso, listamos as principais tendências que devem influenciar a nossa forma de trabalhar no próximo ano. Continue a leitura do artigo e saiba mais.

 

Leia também Como ambientes saudáveis podem reter e atrair talentos?

 

1 | Flexibilidade no trabalho

Segundo um estudo realizado pelo Google, o trabalho híbrido é a base para atrair e reter talentos. A pesquisa revelou que 51% dos profissionais acreditam que o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, é um fator importante na escolha de um novo emprego. Para 75% dos entrevistados, o regime híbrido é um grande aliado para melhorar a saúde mental dos colaboradores.

 

Além disso, um levantamento realizado pela Tracking Happiness aponta que o trabalho remoto está ligado à felicidade no trabalho. Os profissionais que trabalhavam em casa eram, em média, 20% mais felizes do que os colaboradores que não podiam ficar em home office.

 

2 | Fortalecimento da semana de 4 dias

Nos últimos meses, fomos tomados por notícias informando que empresas do Reino Unido aderiram à redução da jornada de trabalho. Meses depois dos anúncios, foi revelado que 95% das companhias que adotaram essa modalidade, relataram que seus níveis de produtividade permaneceram iguais ou melhoraram.

 

Por isso, o fortalecimento desse sistema está se expandindo cada vez mais e, ao que tudo indica, em 2023, iremos ouvir falar muito sobre ele. Os EUA, por exemplo, estão estudando reduzir a jornada de trabalho. Pesquisas realizadas pela Universidade de Boston, apontam que os resultados são positivos sobre o modelo, pois são benéficos para a saúde mental e física dos colaboradores.

 

3 | Atenção nas soft skills

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, as soft skills passam a ser ainda mais valorizadas no próximo ano. Abaixo, listamos as habilidades mais buscadas pelas empresas.

 

  • Comunicação;

  • Autogestão;

  • Adaptabilidade;

  • Empatia.

 

4 | Bem-estar é fundamental

Um dos pontos que vimos durante o artigo é que o bem-estar é um tema fundamental para reter e atrair talentos. Um relatório realizado pela Indeed, em parceria com a Glassdoor, reforça esse tópico. O estudo apontou que 46% dos entrevistados afirmam que suas expectativas de felicidade no trabalho aumentaram durante o ano passado e 86% relataram que o modo como se sentem no trabalho reflete em suas vidas pessoais. Para eles, o bem-estar está relacionado a: pertencimento, flexibilidade, confiança, valorização, crescimento, reconhecimento, realização e senso de propósito.

 

Em 2023, invista na sua carreira com a UNESC Digital

 

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza e esteja preparado para os mais diversos cenários do mundo corporativo. Conheça o portfólio de cursos da UNESC Digital.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, que possui o melhor custo-benefício do mercado e é reconhecida pelo MEC.

 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários