content

Como ambientes saudáveis podem reter e atrair talentos?

Cada dia que passa, o mercado de trabalho percebe que reter seus funcionários é um dos principais motivadores pelo sucesso de uma empresa.

 

Investir em estratégias para manter talentos e, até mesmo, atrair novos, é uma forma de reforçar os valores e compromissos de um negócio com seus colaboradores.

 

No entanto, com a chegada da pandemia da Covid-19, ficou ainda mais claro que demonstrar preocupação com o seu time de colaboradores vai muito além de disponibilizar bons benefícios financeiros. É necessário também expor um cuidado com a saúde mental e oferecer recursos para assegurar um ambiente de trabalho saudável para todos.

 

Mas, afinal, o que é um ambiente de trabalho saudável? É aquele que estimula cuidar das emoções, reforça o engajamento entre os funcionários e oferece maior qualidade de vida para seus colaboradores. Continue a leitura do nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

 

Leia também Turnover: investir na saúde mental reduz a rotatividade em empresas, aponta pesquisa.

 

Qual a importância de construir um bom ambiente de trabalho?

 

Atualmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar emocional e a saúde mental do colaborador do que no passado. Isso é o que aponta o estudo “Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho” realizado no Brasil, com profissionais de 25 anos ou mais.

 

A pesquisa conduzida pela The School of Life, em parceria com a Robert Half, mostra que 41% dos líderes entrevistados, afirmam que as empresas nas quais atuam estão demonstrando mais preocupação pelo tema. Porém, para 7% dos liderados e 6% dos líderes, acreditam que essa preocupação diminuiu do ano passado para cá.

 

Além disso, o estudo mostrou que 36% dos profissionais que não estão em cargos de liderança acreditam que uma das capacidades que mais sentem falta de seus líderes é o apoio. Em compensação, quando questionados sobre quais habilidades gostariam de desenvolver, dos 620 líderes entrevistados, apenas 6% indicaram apoio em suas respostas.

 

A pesquisa reforça ainda que, para 70% dos líderes e 66% dos liderados, investir em valorização das pessoas, escuta ativa e incentivar o acolhimento são condições que definem um bom ambiente de trabalho. Ou seja, esse dado reforça o quanto é importante construir um ambiente caloroso e agradável nas empresas. Dessa forma, listamos os principais ganhos que sua empresa irá receber ao oferecer um bom ambiente profissional. Confira.

 

Você pode se interessar por este artigo Job crafting: estratégia para reter os melhores talentos.



Reduz a rotatividade

Investir em seus funcionários irá custar menos para a sua empresa do que perder a equipe por falta de planejamento e estratégia. A taxa de turnover gera altos custos com encargos trabalhistas, além de fortalecer a insegurança entre os colaboradores que permaneceram na empresa.

 

Por isso, ao incluir um plano de desenvolvimento para os funcionários, o seu negócio irá minimizar os custos de rotatividade, além de gerar mais confiança para o time.

 

Aumenta a qualidade de vida dos colaboradores

Conforme falamos, os profissionais estão buscando mais do que bons salários, eles procuram bem-estar e uma empresa da qual esteja alinhada aos seus princípios. Segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky, 53% dos profissionais desejam trocar de emprego para manter equilibrada a vida pessoal com a profissional.

 

Nesse sentido, promover a satisfação do colaborador é essencial. Ofereça boas condições e equipamentos de trabalho, incentive a cultura de feedback sobre projetos em andamento, reconheça o desempenho da sua equipe — são estratégias como essa que, consequentemente, poderão resultar em maior produtividade entre os colaboradores.

 

Reforça o engajamento entre empresa e funcionários

Ter colaboradores engajados com a empresa pode gerar resultados positivos para um negócio. É preciso investir em treinamentos, capacitação e incentivos. Dessa forma, a equipe ficará mais motivada e engajada com os propósitos da instituição.

 

Estimular essas práticas, faz com que dificilmente seus funcionários queiram sair da empresa, além de, até mesmo, motivar bom rendimento e resultados positivos em suas entregas.

 

Além disso, tenha sempre em mente que ambientes saudáveis também são aqueles que apoiam a diversidade e a inclusão. Empresas que entendem a importância de ser mais diversa e inclusiva, automaticamente oferecem um ambiente confiável, aberto ao diálogo e favorável a estimular o senso de pertencimento entre todos os funcionários. Por isso, estimule palestras, aposte em Pesquisa de Clima Organizacional e invista em desenvolvimento de lideranças.

 

Mergulhe em novas experiências: seja uma liderança do futuro

 

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza e esteja preparado para fortalecer times de alta performance. Conheça o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital. Aprenda sobre liderança inclusiva, transformação digital, processos e implementação da inovação.

 

 

Dê início à sua jornada de evolução profissional com a tradição de uma instituição que, há 54 anos, desenvolve talentos e prepara profissionais para as mais variadas áreas de atuação.

 

 

Potencialize sua carreira e aprimore seu conhecimento com um formato de ensino ágil e 100% online, com duração de 6 meses. Ideal para você que não tem tempo a perder. Matricule-se.

Comentários