content

Employer branding: entenda o que é e descubra seus benefícios

Construir uma imagem positiva de um negócio no mercado para conquistar consumidores não é tarefa fácil e está muito além de fazer um bom atendimento ao cliente.

 

É preciso, em primeiro lugar, garantir o engajamento de seus colaboradores. Bem como, certificar que a empresa está oferecendo bons atrativos para seus funcionários. Pois, afinal, são eles que mostram para os clientes a verdadeira cultura e diferenciais da empresa.

 

Atrair e reter talentos, além de reduzir o turnover, das empresas é um dos principais desafios de especialistas da área de Recursos Humanos. Em um mundo que está cada vez mais dinâmico e com empresas concorrentes que oferecem benefícios que fazem brilhar os olhos de muitos profissionais, pensar em estratégias eficientes é necessário.

 

Nesse sentido, muitos negócios estão de olho no conceito employer branding. Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre essa ideia.

 

Você pode se interessar pelo artigo Pacote de benefícios: o que cada geração procura?

 

O que é employer branding?

 

Em tradução livre, significa “marca empregadora”. De forma simplificada, pode ser considerada uma estratégia de marketing usada para construir uma percepção positiva sobre uma empresa como local de trabalho. Ou seja, são usadas diversas técnicas e ferramentas para a seleção de novos talentos e retenção de funcionários.

 

Esses processos, quando bem executados, geram para os colaboradores um sentimento de pertencimento e passam a enxergar a empresa como uma ótima possibilidade para o seu desenvolvimento.

 

Reforçando essa lógica, segundo um estudo realizado pela rede social profissional LinkedIn, um negócio que possui uma marca empregadora fortalecida possui uma redução de 43% no custo por candidato contratado.

 

De acordo com um levantamento feito pela GOintegro, para as empresas terem sucesso é preciso oferecer aos funcionários flexibilidade e apoio para alcançarem seus objetivos em equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, é preciso estruturar programas de bem-estar e valorizar a saúde mental dos colaboradores.

 

Leia também 5 insights para novas lideranças.

 

Benefícios do employer branding

 

Em um mercado que está cada vez mais competitivo, ter colaboradores que estejam engajados com o propósito da empresa e suas qualidades, pode fazer muita diferença nos resultados internos.

 

Isso acontece porque essa estratégia pode ajudar a deixar os níveis de produtividade dos funcionários mais altos, além de construir de forma orgânica “defensores” para a empresa, gerando uma boa reputação da marca.

 

Ainda conforme a pesquisa do LinkedIn, cerca de 75% dos profissionais que estão em busca de novas oportunidades no mercado pesquisam detalhes sobre as empresas antes de se candidatarem para uma vaga.

Confira mais benefícios:

 

  • Fortalecimento de marca;

  • Melhora o ambiente de trabalho;

  • Diminui a rotatividade de funcionários;

  • Atrai novos talentos;

  • Reduz custos em processos de seleção e contratação;

  • Aumenta o engajamento dos colaboradores.

 

Torne-se uma liderança do futuro

 

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza e esteja preparado para fortalecer times de alta performance. Conheça o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital. Aprenda sobre liderança e transformação digital, processos e implementação da inovação.

 

Dê início à sua jornada de evolução profissional com a tradição de uma instituição que, há 54 anos, desenvolve talentos e prepara profissionais para as mais variadas áreas de atuação.

 

 

Potencialize sua carreira e aprimore seu conhecimento com um formato de ensino ágil e 100% online, com duração de 6 meses. Ideal para você que não tem tempo a perder. Matricule-se.

Comentários