content

Método AIDA: conheça a estratégia que pode impulsionar suas vendas

O comportamento do consumidor tem mudado ao longo dos anos, e hoje há diversos motivos pelos quais um cliente pode pensar muito antes de comprar um produto, seja por questões pessoais ou econômicas.

 

Por isso, conquistar a confiança de um cliente não é uma tarefa fácil, especialmente no meio digital, onde é fundamental entender e analisar o que o consumidor espera do negócio. As empresas estão cada vez mais engajadas em conquistar o lead, ou seja, o possível cliente, durante a jornada de compra.

 

De acordo com dados do relatório CX Trends 2023, construir melhores experiências para o cliente, investir na satisfação e estimular relações de confiança estão entre as principais prioridades das empresas brasileiras para este ano.

 

Nesse contexto, é preciso pensar em estratégias para fidelizar o consumidor. É aí que entra o método AIDA. Você já ouviu falar dele? Continue lendo o artigo para saber mais.

 

Entendendo AIDA

 

O nome vem da sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. É uma estratégia muito utilizada por profissionais que trabalham na área de marketing digital e marca a jornada de compra de um cliente, acompanhando-o desde o primeiro contato até o fechamento (ou não) de uma venda. 

 

Essa metodologia leva em consideração o comportamento do consumidor, analisando seus desejos e interesses, permitindo melhorar as estratégias para que conversem com o contexto do cliente, tornando sua experiência positiva e entendendo o processo de compra até a finalização.

 

Mas, afinal, como surgiu essa estratégia? Elmo Lewis, considerado o pai da publicidade e propaganda, criou o método na Filadélfia, Estados Unidos, há mais de cem anos. Na época, ele chamou a atenção ao transformar materiais impressos de comunicação em anúncios mais atrativos para o público, usando elementos visuais que geravam atenção, interesse e desejo de compra. A ideia, que parecia absurda, mostrou-se eficaz e acabou ganhando força.

 

Para Lewis, os elementos visuais traziam força para os anúncios. As imagens deveriam ser chamativas para gerar atenção, interesse e despertar o desejo de compra de um consumidor. Não é para menos que essas hipóteses são usadas até hoje tanto na área de marketing quanto em vendas. 

 

As fases do método AIDA

 

Antes de implementar uma técnica de marketing em sua estratégia, é fundamental ter uma persona bem definida que represente ou que você deseja alcançar com o seu negócio. Com base nas respostas, é importante compreender as etapas que cada letra da abreviação representa.

 

Atenção

 

O principal objetivo da primeira etapa é fazer com que o comprador conheça a sua marca ou produto e entenda o valor que ele pode oferecer. É preciso despertar a atenção do cliente entregando algo que estimule a sua curiosidade.

 

Para atrair a atenção do cliente, é necessário prestar atenção no uso das palavras, cores, fontes, tamanho e posição dos elementos da página ao construir um anúncio. Diferentes tipos de linguagem podem ser explorados para persuadir o potencial cliente. O uso de Call to Action é especialmente importante para atrair a atenção do usuário.



Interesse

 

Depois de despertar a atenção do cliente, é preciso trabalhar para que ele sinta interesse pelo produto.

 

Por isso, investir em uma comunicação clara que apresente uma solução para o lead. Conforme foi falado anteriormente, nessa etapa é importante saber quem é a sua persona e o que ela precisa, para mostrar como o seu negócio é necessário para ajudá-la a resolver um problema ou necessidade. Ao produzir conteúdos, é fundamental explorar as palavras-chave certas para atrair o visitante e fazer com que ele permaneça na página ou anúncio.

 

Desejo

 

Para que o consumidor chegue a esta etapa, é necessário criar o desejo pelo produto ou serviço.

 

Aqui, você precisa demonstrar que domina o assunto. Seu cliente já entendeu que talvez o seu produto seja a solução para seus problemas, então você precisa gerar confiança e mostrar todos os seus atributos. Geralmente, o número de pessoas que chegam nesta etapa é menor do que nas outras. Então, não se preocupe. É por isso que a jornada de compra é comparada a um funil, quanto mais fundo você vai, menos pessoas interessadas. Mas, isso significa que quem você conquistou até aqui, são leads qualificados. 

 

Uma maneira de passar confiança para os clientes é exibir depoimentos de compradores antigos ou notas de usuários. Isso pode fortalecer a sua marca com o consumidor.




Ação

 

Nesta etapa, é importante que a marca mantenha o senso de urgência para incentivar o cliente a realizar a ação final.

 

É preciso garantir que o processo de conversão seja fácil e que o consumidor tenha alcance direto à ação final, seja ela acessar um site, se inscrever em um curso ou comprar um produto. Tudo isso depende da estratégia adotada. 

 

Por isso, nesta fase invista em estímulos que chamem atenção do seu lead. Por exemplo:

 

  • Cupons de desconto com validade;

  • CTAs com senso de urgência;

  • Experiências gratuitas.



Vá além em suas estratégias de marketing

 

Desenvolva habilidades que o mercado de trabalho valoriza. Tenha um universo de possibilidades em uma das melhores universidades do Brasil, a UNESC Digital. Conheça o curso de pós-graduação em Marketing, Branding e Experiência Digital e o MBA em Gestão Comercial e Marketing Digital, seja um especialista capaz de aplicar as mais variadas técnicas de marketing, pricing e branding a serviço das marcas e dos resultados.

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses e sem entrega do Trabalho de Conclusão de Curso. Ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada e reconhecida pelo MEC.

 

UNESC Digital: o melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários