content

Dia do Consumidor: pesquisa aponta otimismo para a data

O mês de março é marcado por uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro: o Dia do Consumidor, representado pelo dia 15/03. Cada vez mais, essa data tem demandado uma atenção especial, chegando a ser tão importante quanto a Black Friday.

 

De acordo com o levantamento realizado pela Allin, somente em 2022, o faturamento geral na data foi de R$ 722 milhões, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Segundo o Google, em anos anteriores, como em 2018, a data já se mostrava importante e despertava bastante interesse do público, aumentando o número de buscas sobre o termo próximo ao período.

 

As expectativas para este ano são positivas. A Shopee, varejista de comércio eletrônico, realizou uma pesquisa in-app para entender a intenção de compra dos clientes durante a data comemorativa.

 

Conforme o estudo, 45% das pessoas pretendem comprar no período, enquanto a média de investimento será de R$ 250 por consumidor. Os produtos que mais pretendem investir são: acessórios, eletrodomésticos, celulares e itens de informática. Além disso, a pesquisa apontou as formas de pagamento preferidas pelos clientes, que devem se concentrar em cartão de crédito (49%), pix (38%), boleto bancário (6%) e cartão de débito (4%).

 

 

Leia também Método AIDA: conheça a estratégia que pode impulsionar suas vendas.

 

Por isso, colocar o Dia do Consumidor no seu calendário comercial é cada vez mais necessário. Pensando nisso, separamos alguns insights para você aproveitar a ocasião e intensificar as vendas do seu negócio. Continue a leitura do artigo.



Desenvolva um planejamento estratégico

 

É bem importante programar as ações de divulgação para ir buscando ganhar atenção do seu cliente. Aproveitar datas sazonais são ótimas oportunidades que devem ser aproveitadas e bem estruturadas com antecedência, para que você consiga manter os lucros e a visibilidade do seu negócio.

 

Fidelize seus clientes

 

Em um mundo cada vez mais dinâmico, a melhor maneira de conquistar e fidelizar um consumidor é ficando próximo a ele. Por isso, é fundamental que você construa métodos para fortalecer um relacionamento a longo prazo.

 

Uma boa forma para dar início a essa estratégia é investir em conteúdo gerado pelo usuário. Segundo uma pesquisa realizada pela Stackla, 79% dos consumidores dizem que USer Generated Content, impacta positivamente nas decisões de compra.

 

Você pode se interessar pelo artigo 4 dicas de Caito Maia para conquistar novos clientes.

Ofereça soluções omnichannel

 

Os clientes estão cada vez mais conectados e exigentes. Isso significa que usam múltiplos canais durante a sua jornada de compra. Dessa forma, investir em estratégias omnichannel é fundamental. Ou seja, é necessário fortalecer e integrar todos os seus canais de comunicação com o consumidor.

Construa estratégias de marketing de alta performance

 

Tenha um universo de possibilidades em uma das melhores universidades do Brasil, a UNESC Digital.

 

Conheça o curso de pós-graduação em Marketing, Branding e Experiência Digital e o MBA em Gestão Comercial e Marketing Digital, seja um especialista capaz de aplicar as mais variadas técnicas de marketing, pricing e branding a serviço das marcas e dos resultados.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com formação em 6 meses sem necessidade de TCC. Ideal para você que não tem tempo a perder.

 

 

Venha para uma universidade conceituada e reconhecida pelo MEC.

 

UNESC Digital: você nunca aprendeu assim. Matricule-se.

Comentários