content

Negócios: 4 tendências para ficar atento em 2023

Início do ano é sempre o momento ideal para fazer uma revisão dos acertos e erros do ano anterior e, com base nisso, desenvolver um novo plano estratégico para o período que se inicia.

 

Com a evolução tecnológica e a crescente exigência dos clientes, novas oportunidades surgem constantemente. De acordo com o SEBRAE, em 2022, o país alcançou um total de 20,1 milhões de empresas ativas, o que reforça a importância de estar atualizado e preparado para enfrentar a concorrência.

Você também pode se interessar pelo assunto Ambidestria organizacional: o desafio de equilibrar presente e futuro nos negócios.

 

Pensando nisso, selecionamos os principais insights do mundo dos negócios que estão prometendo ter grande importância durante este ano. Continue a leitura do artigo e saiba mais.

 

1 | Transformação digital em alta

 

Conforme falamos, a tecnologia deu um salto nos últimos anos, especialmente devido à pandemia. Como resultado, você deve ter percebido que alguns termos vêm ganhando muito destaque como Inteligência Artificial, Metaverso e, a mais falada recentemente, chatGPT, um processo que simula conversas reais.

 

Um estudo realizado pela WGSN, empresa especialista em tendências, revelou que haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos e 75% da população mundial acessando a internet. Por isso, ter no radar quais tecnologias estão em alta é necessário, pois isso pode impactar significativamente nos resultados da sua empresa, além de ajudar na tomada de decisões e, possivelmente, na reformulação do modelo de negócio.

 

2 | Proteção de dados

 

Uma coisa é certa: quanto mais tráfego de dados seu site receber, mais atenção você precisará dedicar à segurança dessas informações. Essa demanda deve estar no radar de qualquer empresa, independente do porte dela. Para começar, o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2022, deve ser uma prioridade. Além disso, os ataques cibernéticos aumentaram significativamente nos últimos anos. Em geral, é crucial que você reforce os cuidados com o ambiente virtual para garantir a segurança adequada dos dados.

 

A falta de proteção é um dos motivos pelos quais os clientes desistem de comprar online. Um levantamento realizado pela StartSe, em parceria com o instituto Pesquisa na Hora, mostra que, no Brasil, 57% dos consumidores têm o costume de fazer compras ou pagamentos de forma online e 86, 3% afirmaram que usam plataformas digitais esporadicamente.

 

3 | ESG no centro do negócio

 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em ESG (governança ambiental, social e corporativa), uma pauta importante para acompanhar durante este ano. sigla se refere à geração de valor econômico associado a questões ambientais e sociais. Como resultado, a sustentabilidade ganhou ainda mais importância tanto para os consumidores quanto para as empresas.

 

Um estudo realizado pela Mckinsey, somente em 2022, os ativos sustentáveis globais chegaram a US$ 2,5 trilhões, a expectativa é que até 2025, o investimento no setor aumente em US$ 53 trilhões. Ou seja, implementar ações sustentáveis e sustentar essa mentalidade para os próximos anos, é fundamental.

4 | Retenção de talentos como prioridade

 

Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é prioridade para a maioria dos profissionais. Hoje, empresas que investem em um ambiente de trabalho flexível e boas condições de trabalho, podem gerar bons resultados. Por exemplo, companhias estão usando a semana de 4 dias para reter e atrair talentos.

 

Um estudo recente mostrou que esse tipo de rotina também pode aumentar a produtividade dos funcionários. A pesquisa conduzida pelas Universidades de Boston, Dublin e de Cambridge, apontou que as companhias que instituíram a semana de 4 dias tiveram uma diminuição nos níveis de sobrecarga dos funcionários e, consequentemente, menos risco de burnout. Além disso, os negócios envolvidos no experimento, divulgaram que suas receitas cresceram 8%.

Tenha acesso a um universo de possibilidades

 

Desenvolva novas habilidades em uma das melhores universidades do Brasil, a UNESC Digital. Aqui, você encontra um portfólio de cursos voltados para a área da tecnologia, sustentabilidade, finanças, negócios, entre muitos outros setores.

 

Conheça nosso curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial e Empreendedorismo e o MBA em Gestão Comercial e Marketing Digital, seja um especialista capaz de desenvolver um planejamento estratégico empresarial com foco no desenvolvimento econômico de um negócio.

 

Matricule-se em um dos nossos cursos e tenha acesso a uma forma leve e ágil de aprender, 100% online e com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para a UNESC Digital. Saiba mais.

Comentários