content

3 tendências profissionais para 2022

O termo que está em grande destaque no momento é a transformação. Principalmente depois dos últimos dois anos, em que o estilo de vida mudou muito e, consequentemente, acabou impactando no modelo de trabalho que estávamos acostumados.

 

Portanto, ao sermos surpreendidos com a chegada da pandemia da Covid-19 no mundo, muitos questionamentos surgiram e, até hoje, continuam passando pela cabeça de diversos profissionais.

 

De acordo com o relatório O Futuro do Trabalho Pós-Covid-19, realizado pela McKinsey & Company, a transformação digital é a principal responsável pela aceleração do cenário profissional. Dessa forma, muitos profissionais passaram a se questionar sobre sua relação com suas ocupações. O que, muitas vezes, abriu margem para adaptação e, até mesmo, recolocação profissional.

 

Você também pode se interessar pelo artigo Futuro do trabalho: conheça 5 tendências para 2022.

 

Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre os principais insights retirados do estudo.

 

1 | Trabalho remoto em destaque

O home office e o modelo híbrido continuam sendo tendência para as empresas, por ser uma opção econômica e mais produtiva. Segundo a pesquisa, as reuniões virtuais ainda continuarão acontecendo, mesmo que de forma menos intensa que estavam ocorrendo.

 

Por outro lado, vale realçar o modelo de trabalho que vem ganhando cada vez mais força: a semana de 4 dias. Um teste realizado em 2019, pela Microsoft Japão e divulgado pela Forbes, apontou que os gastos administrativos diminuíram significativamente quando os funcionários passaram a ter três dias de folga. O experimento apontou ainda que funcionários apresentaram estar mais felizes e 40% mais produtivos.

 

2 | Inteligência Artificial veio para ficar

A pesquisa apontou ainda que a pandemia acelerou a adoção da automação e da Inteligência Artificial (IA), principalmente para as categorias de profissionais que envolvem a presença física em seus locais de trabalho. Isso acontece porque, durante o período do isolamento social, foi preciso restringir o número de colaboradores trabalhando juntos.

 

Leia também Inteligência Artificial: 5 tendências para 2022.



3 | Transição de carreira pode ser necessária

 

Por conta de todas essas mudanças, a pesquisa apontou que 25% dos profissionais poderão mudar de ocupação. Conforme o estudo, colaboradores com uma faixa salarial baixa usam habilidades cognitivas básicas e competências manuais e físicas durante 68% do tempo.

 

Invista no seu futuro profissional

Segundo dados da pesquisa, é essencial continuar desenvolvendo novas habilidades para continuar em destaque no mercado de trabalho.

Por isso, o mercado requer profissionais que estejam preparados para o futuro. Aprenda sobre transformação digital, processos e implementação da inovação com a UNESC Digital.

 

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza e esteja preparado para os mais diversos cenários do mundo corporativo. Conheça o MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder.

 

Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um polo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

 

Comentários