content

Inovação e tecnologia: principais insights do SXSW 2022.

Após dois anos sem acontecer presencialmente por conta da pandemia, o South by Southwest (SXSW) voltou a ser realizado de forma híbrida. E apesar do novo formato, o evento segue trazendo insights valiosos.

 

Realizado desde 1987, em Austin, nos Estados Unidos, o evento reúne palestrantes e pensadores do mundo todo, com a intenção de transformar o mercado e abrir espaço para discussões sobre o futuro, inovação, tecnologia e meio ambiente.

Este ano estão entre os temas abordados: tecnologia, mudanças climáticas e saúde mental, por exemplo. Pensando nisso, separamos os principais insights do evento para você ficar por dentro das novidades. Continue a leitura do nosso artigo e confira.

 

 

Saúde mental:

 

Um dos temas que ganhou destaque durante o evento foi a preocupação com a saúde mental da população. Foram levantadas questões sobre o agravamento de doenças mentais na sociedade e como as empresas devem ter um olhar mais cuidadoso sobre isso.

 

Além disso, o festival também trouxe algumas soluções para amenizar este obstáculo, como por exemplo, o benefício de práticas meditativas para o corpo e a mente.

 

 

Entretenimento Digital:

 

Tivemos muitas mudanças comportamentais com a pandemia, e a forma como consumimos o entretenimento consequentemente também foi impactada. Inclusive, as pessoas têm procurado mais os meios digitais com esse fim.

 

Um estudo recente, realizado pela Mindminers, identificou que 45% das pessoas acreditam que estão desacostumadas a interagir presencialmente em ambientes sociais. O levantamento ainda apresenta que, os jogos onlines ganharam grande força durante este período: 80% dos entrevistados apreciam essa categoria de entretenimento.

 

Preocupação ambiental:

 

Novos padrões entre consumidores e marcas foram estabelecidos diante da Covid-19. Isso gerou grandes reflexões a respeito do papel da humanidade em relação a como nossas ações impactam no planeta. Assim, as empresas passaram a ficar mais atentas sobre os caminhos pelos quais devem ou não podem seguir, bem como descobrir de que forma contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

No SXSW, foi debatido formas de como tornar negócios e rotinas mais sustentáveis. Por exemplo, empresas devem incentivar mudanças de hábitos dentro do ambiente corporativo de forma que tenham como objetivo a recuperação da terra.

 

Tecnologia para a saúde:

 

 

Conforme falamos anteriormente, a saúde foi um dos grandes destaques do SXSW. Dessa forma, questões como o uso de inteligência artificial (IA) para a área foi um dos principais pontos levantados como tendência.

 

 

A IA aplicada nessa área procura facilitar os processos dos profissionais, tanto para otimizar procedimentos quanto para diagnosticar os pacientes de forma mais ágil e efetiva. Um exemplo disso é a aposta na utilização de wearables como aliado para identificar riscos cardíacos e outras doenças que alteram o coração.

 

Prepare-se para as melhores oportunidades na sua carreira

 

Desenvolva habilidades que o mercado valoriza e esteja preparado para os mais diversos cenários do mundo corporativo. Conheça os nossos cursos de pós-graduação e MBA da UNESC Digital. Aprenda sobre liderança e transformação digital, processos e implementação da inovação.

 

 

Reunimos todo o conhecimento em um formato ágil e 100% online, com duração de 6 meses, ideal para você que não tem tempo a perder. Venha para uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC e localizada em um pólo de desenvolvimento e qualidade de vida: a UNESC Digital.

 

 

O melhor atalho entre o hoje e um futuro profissional promissor é aqui. Matricule-se.

Comentários