Marina Ramos Pezzini
É bacharela em design, mestra em arquitetura e urbanismo e doutora em arquitetura e urbanismo. Atua como docente e orientadora em cursos de graduação e pós-graduação, presencial e a distância, em design e gestão. Já atuou como coordenadora e orientadora em projetos de pesquisa e extensão na linha do design centrado no humano. Também já atuou na criação e implantação de projetos estratégicos e pedagógicos, na assessoria pedagógica e na gestão acadêmica. Realiza treinamentos e consultorias com ênfase em design thinking e educação e tem experiência com empreendedorismo em design. Também trabalha como produtora de conteúdos diversos, entre acadêmicos, publicitários e artísticos, para mídias on-line e off-line.
Recomendações do Professor
Inclua essas obras na sua trajetória, acessando-as em formato resumo, audiolivro e texto completo.
Uma Introdução à História do Design
DENIS, Rafael Cardoso.
Obra presente na disciplina
New Design: tendências e Tecnologias para Interação e Interfaces
Sinopse da Obra
O presente livro oferece uma introdução à evolução histórica do design, no Brasil e no mundo. A tar... Ver mais
O presente livro oferece uma introdução à evolução histórica do design, no Brasil e no mundo. A tarefa é grande e cabe enfatizar que constitui uma abordagem apenas inicial, uma introdução a uma área de estudo vasta e ainda pouco explorada. Cada capítulo e cada tópico dariam (como já deram alguns) outros tantos livros e nenhum volume poderia dar conta de todos os aspectos de um tema tão rico, complexo e variado. A obra privilegia as grandes tendências sociais e culturais que condicionaram o desenvolvimento do design, trata-se nesse sentido, de uma história social do design. Ver menos
Reflexões sócio-históricas sobre a cultura do design
BELCHIOR, Camilo; REZENDE, Edson José Carpintero
Obra presente na disciplina
New Design: tendências e Tecnologias para Interação e Interfaces
Sinopse da Obra
A relação do homem com os objetos de consumo é mais do que uma relação de posse. Em algumassituaçõe... Ver mais
A relação do homem com os objetos de consumo é mais do que uma relação de posse. Em algumassituações, características diferenciais de qualidade, estética e técnica dos produtos ficam emsegundo plano e as experiências e sensações que eles produzem tornam-se centrais. Em certasocasiões, o designer é mais que um criador de produtos, torna-se um materializador de ideias, poisatravés da linguagem de sua criação, pode criar e traduzir conceitos, que ultrapassam o valormonetário dos objetos, gerando um valor simbólico, ou seja, algo que faça sentido para as pessoas.Neste contexto, estes conceitos, signos da ideação humana, são designados pela sociedade aosartefatos, que acompanham o dia a dia das pessoas, registrando na memória social os indícios deuma cultura. A proposta deste artigo é refletir sobre a formação de uma cultura específica do design,através dos registros que os sistemas sígnicos dos artefatos propiciam. Ver menos
A influência da escola ULM e Bauhaus na estrutura curricular das escolas
Basso, C. R., & Staudt, D.
Obra presente na disciplina
New Design: tendências e Tecnologias para Interação e Interfaces
Sinopse da Obra
A instalação dos primeiros cursos de graduação em Design, no Brasil, foi um processo longo. As disc... Ver mais
A instalação dos primeiros cursos de graduação em Design, no Brasil, foi um processo longo. As discussões iniciais surgiram em ambientes dedicados à arte e à arquitetura e, mesmo após o estudo e a organização de um curso próprio, houve a demora na sua implantação. É notória a influência da Escola de Ulm e da Bauhaus no ensino do Design no Brasil. A maior influência foi através da Escola de Ulm, uma vez que a estrutura curricular das primeiras escolas foi criada com base no modelo estruturado por Max Bill e alguns dos primeiros professores se graduaram lá. As influências da Bauhaus também são percebidas através de uma comparação entre os modelos curriculares brasileiros com a Escola Alemã. Essa análise comparativa entre as escolas estrangeiras e os modelos adotados nas primeiras escolas de Design, no Brasil, é a base para entender o panorama do design nacional. Ver menos