content

Liderança: como atrair talentos da geração Z?

A geração Z, que é formada por jovens nascidos entre 1995 até 2010, representa pessoas que passaram a ter contato com o meio digital, de forma que não foi preciso se adaptar às mudanças da tecnologia para entrar no mercado.

Ou seja, eles possuem um perfil imediatista, isso porque eles, geralmente, simplificam e antecipam muitas coisas, além de se mostrarem mais abertos a pautas como diversidade, meio ambiente e inclusão.

 

Leia também Pesquisa revela que a Geração Z prefere estar desempregada a infeliz no trabalho.

 

Um dos grandes desafios dos líderes, atualmente, é encontrar formas de manter esses profissionais engajados e interessados pelo ambiente de trabalho. E a pergunta que fica é: como fazer isso?

 

Investir em projetos de diversidade e inclusão pode ser o que faltava na sua empresa. Segundo dados do relatório da Though Exchange que foi divulgado pela Exame, 71% dos jovens entrevistados procuram por diversidade na empresa ao se candidatar para uma vaga de trabalho.

 

Dessa forma, esse dado reforça que as empresas que pretendem atrair ou reter esses jovens, precisam reformular a cultura da companhia e, quem não se adapta a esses formatos, estará em desvantagem.

 

Por onde começar?

 

Diferente das outras gerações, para esses jovens o salário não é o principal requisito que eles procuram em uma vaga de emprego, eles priorizam seus princípios e valores.

 

Leia também Pacote de benefícios: o que cada geração procura?

 

Ainda de acordo com a pesquisa, 78% afirmaram que sairiam de uma empresa porque suas práticas de negócios não eram éticas, já 62% concordaram que teriam saído de uma companhia por diferenças sociais e 68% por conta de práticas não sustentáveis de um negócio.

 

Então, como atrair e reter esses colaboradores? Veja 4 medidas para lideranças e gestores colocarem em prática.

 

  • Realize pesquisas internas. Entenda o que é prioridade para o seu liderado e quais são as demandas que mais afetam o seu bem-estar. Esteja aberto a ouvir feedbacks e busque entender se o ambiente que você oferece a eles é agradável.

  • Incentive causas ambientais, culturais e sociais.

  • Ofereça flexibilidade. Disponibilizar horários flexíveis, folgas remuneradas e atividades que criam uma cultura organizacional coletiva são visões atraentes para essa geração.

  • Estabeleça a cultura do feedback para seus liderados.

Desenvolva habilidades essenciais para se tornar uma liderança do futuro

 

Descubra como desenvolver equipes brilhantes, adquirindo novas habilidades com o curso de MBA em Liderança: gestão, resultados e engajamento da UNESC Digital e torne-se um especialista em liderar, capaz de enxergar a liderança pelos mais variados ângulos.

 

 

Aprendizado no seu ritmo, como e onde você quiser. Estude em um formato 100% online que prioriza a sua experiência, com uma metodologia exclusiva, com duração de 6 meses e sem TCC. Conheça os nossos cursos e estude em uma universidade conceituada, reconhecida pelo MEC.

 

 

UNESC Digital. Você nunca aprendeu assim. Matricule-se.

Comentários